Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Secretaria de Saúde de Pernambuco registra primeiros óbitos por leptospirose no estado em 2022

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Só neste ano, foram notificadas oito mortes por leptospirose no Estado

Só neste ano, foram notificadas oito mortes por leptospirose no Estado

Foto: g1

13/06/2022
    Compartilhe:

Devido às fortes chuvas que ocorreram no mês de maio em Pernambuco, que ocasionaram em enchentes e diversos pontos de alagamentos, a população precisa estar em alerta quanto às possíveis doenças que possam surgir em decorrência desses desastres. 

Em mais atual boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou, as duas primeiras mortes por leptospirose do ano no Estado. A doença é transmitida, principalmente por meio de ratos, através da urina de animais com bactéria leptospira. As vítimas foram dois homens que residiam em cidades no Grande Recife, sendo um deles em Jaboatão dos Guararapes, que tinha 31 anos; o outro era do município de Olinda e tinha 25 anos. As mortes ocorreram em janeiro deste ano, mas só foram confirmadas este mês pela secretaria.

Até o momento, ao decorrer de todo este ano, foram notificadas oito mortes por leptospirose em Pernambuco: duas delas foram confirmadas e seis seguem em averiguação. De acordo com dados fixados no dia 6 de junho, no boletim da SES-PE, foram notificados 136 casos de leptospirose, sendo 32 confirmados. Dessa soma, 13 são de moradores do Recife, 4 de Olinda e 4 de Jaboatão dos Guararapes. Os outros casos são de outros municípios do Estado. Deste total, 33 foram descartados e 71 estão sob investigação. 

É necessário reforçar o aviso sobre os riscos do contato com água suja ou lama contaminada pela leptospira e a importância de sempre lavar e higienizar a área afetada com água limpa e sabão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) elimina as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar reservatórios de água, regiões e objetos que tiveram contato com a água ou lama contaminada. 

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira clicando no play acima.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook