A análise do acordo de apreciação da homologação do acordo está marcada para esta quinta-feira,16, em sessão virtual do STF

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o acordo firmado em 2002 entre a União e o estado de Pernambuco sobre a cessão de uso do território do Arquipélago de Fernando de Noronha.
A decisão foi assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira, 15. Segundo ele, a medida foi necessária para que venha acontecer a análise da homologação do novo acordo assinado entre o Governo Federal e Pernambuco, firmado na última semana.
Ambas as partes, no novo pacto, se comprometeram a realizar o compartilhamento da gestão da ilha, preservando o meio ambiente e o uso ordenado do solo. É previsto ainda que o perímetro urbano não deverá ser ampliado e construções irregulares deverão ser coibidas e demolidas se não estiverem de acordo com as normas ambientais do arquipélago.
O governo de Pernambuco se pronunciou sobre o assunto no final da noite do mesmo dia. Através de nota divulgada, a Gestão Estadual afirma que a decisão “encerra a discussão sobre a validade desse contrato e facilita a homologação do acordo selado entre as partes na última sexta-feira,10”.
É dito ainda que “a análise do acordo de apreciação da homologação do acordo, que é de interesse de Pernambuco, já foi pautada em sessão plenária virtual do STF”, estando esta marcada para esta quinta-feira,16.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Aeroporto de Noronha altera malha aérea após duas aeronaves atolarem no pátio
A medida visa evitar que duas aeronaves estacionem no local ao mesmo tempo
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Apac confirma que os níveis dos rios apresentaram diminuição após aumentarem o volume devido às chuvas
Capibaribe Mirim está considerado normal
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras para Fernando de Noronha
Ampliação do sistema de esgoto e requalificação de fortes serão...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Apac divulga previsão do tempo e maiores acumulados de chuva nesta quarta-feira
Em caso de ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Municípios aprovam projeto de concessão parcial do saneamento em Pernambuco
Mais de 100 prefeituras deram parecer positivo ao contrato de gerenciamento
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Chuvas: Apac renova estado de observação para RMR e Zona da Mata
O boletim é válido para a noite desta terça e para a madrugada da...