Presidente do Complexo Portuário de Suape destacou que vem se preparando desde o ano passado para atender aos critérios objetivos do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)

Com a publicação no Diário Oficial, em 2018, da portaria que descentraliza projetos de ocupação de áreas portuárias em portos públicos, há uma expectativa para que o Complexo Industrial Portuário de Suape volte a ter autonomia até o próximo semestre. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, mencionou que, desde o ano passado, vem cumprindo os requisitos objetivos para garantir essa autonomia. “A gente se preparou esse período todo, já demos entrada nos critérios de Índice de Gestão Portuária (Igap), que deve ser analisado pela Secretaria Nacional de Portos”, afirma Leonardo.
Ainda na ocasião, ele destacou que tem uma expectativa de um retorno positivo, porque existe uma confiança muito grande nas fichas técnicas da gestão de Suape de muitos anos e também porque percebe, dentro da Secretaria Nacional de Portos, uma situação muito favorável do ponto de vista técnico. No entanto, ele pontua que uma situação desafiadora é a questão da falta de burocracia do uso privativo para desenvolver novos terminais. “Com a autonomia, a gente volta a ter níveis aceitáveis para desenvolver novas alterações, a grande questão é que a mesma Medida Provisória que caçou a autonomia dos portos públicos, também autorizou aos terminais privativos operar cargas de terceiros e esses terminais de uso privativo não têm absolutamente nenhuma burocracia para desenvolver novos terminais. Então, ainda que a gente retorne a uma situação pré 2013, a condição concorrencial, se tornou muito mais agressiva. A autonomia é uma condição necessária, mas não suficiente ainda para que Suape consiga concorrer em forma de igualdade com os demais portos do Brasil”, ressalta o presidente.
Confira outras informações na entrevista completa com Leonardo Cerquinho, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Aeroporto de Noronha altera malha aérea após duas aeronaves atolarem no pátio
A medida visa evitar que duas aeronaves estacionem no local ao mesmo tempo
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Apac confirma que os níveis dos rios apresentaram diminuição após aumentarem o volume devido às chuvas
Capibaribe Mirim está considerado normal
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras para Fernando de Noronha
Ampliação do sistema de esgoto e requalificação de fortes serão...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Apac divulga previsão do tempo e maiores acumulados de chuva nesta quarta-feira
Em caso de ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Municípios aprovam projeto de concessão parcial do saneamento em Pernambuco
Mais de 100 prefeituras deram parecer positivo ao contrato de gerenciamento
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Chuvas: Apac renova estado de observação para RMR e Zona da Mata
O boletim é válido para a noite desta terça e para a madrugada da...