
Órgão fiscalizador orienta a prefeituras que decretaram calamidade façam bom uso dos recursos disponíveis

A cada semana, novos municípios pernambucanos pedem à Assembléia Legislativa o reconhecimento de estado de calamidade, na tentativa de dar uma resposta mais eficiente à pandemia do novo coronavírus. O estado já conta com 142 prefeituras nesta situação, o que corresponde a 77% do total.
O decreto dá aos prefeitos mais flexibilidade na hora de gerenciar o dinheiro público, diminuindo a burocracia. Mas isso não quer dizer que os gestores não vão ser fiscalizados. O Tribunal de Contas do Estado está de olho no executivo municipal e tem cobrado transparência na conduta dos gestores também na pandemia.
Além de garantir os recursos necessários para a emergência na área da saúde, o que o órgão espera é o cumprimento das obrigações básicas de um município. Um comitê e um grupo de trabalho foram criados para monitorar desde ações e aquisições emergências no período até os investimentos rotineiros.
Mesmo com a dispensa de licitação, cada centavo gasto precisa ser justificado para posterior prestação de contas. O julgamento das de 2020 só deve entrar na pauta quando o ano acabar, mas as contas do exercício de 2019 devem ser entregues pelos prefeitos até o final de abril. Outro esforço do órgão é para que os gestores incluam as informações em seus portais da transparência.
Mas gerenciar recursos em tempos de baixa arrecadação de receitas não tem sido fácil. Com a economia praticamente estacionada, os gestores municipais têm perdido o sono na tentativa de fechar as contas e atrair recursos.
Aperte o "Play" e ouça a reportagem na voz de Samuel Santos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/01/2021
Amupe realiza assembleia com prefeitos na próxima quinta-feira (28)
Com presença de ministro e formação de comissão para pleito eleitoral,...
- Por REDAÇÃO
- 22/01/2021
Possibilidade de processo de impeachment a Jair Bolsonaro divide opiniões na bancada pernambucana
O tema voltou a ter destaque diante do grave problema sanitário instaurado...
- Por REDAÇÃO
- 19/01/2021
Eduardo da Fonte aciona TCU contra reajuste nos planos de saúde
Planos de saúde podem ficar 35% mais caros
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
PT rompe oficialmente os laços com o PSB em Pernambuco
A legenda era aliada dos socialistas desde 2018, quando a candidatura da...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Estado de calamidade pública é prorrogado por mais 180 dias em Pernambuco
A votação foi de forma virtual, numa reunião extraordinária da Alepe, no...
- Por REDAÇÃO
- 13/01/2021
Deputado propõe que os parlamentares da Alepe destinem um percentual das verbas para a compra de seringas
O deputado Aluísio Lessa, que pertence ao PSB, sugere que cada parlamentar...