Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

“Tem uma vinculação profunda com a igreja do Brasil”, comenta Dom Paulo Jackson sobre o papa Leão XIV


Por: REDAÇÃO Portal

Dom Paulo Jackson analisou suas expectativas acerca do novo papa em comparação ao Papa Francisco

09/05/2025
    Compartilhe:

Dom Paulo Jackson analisou suas expectativas acerca do novo papa em comparação ao Papa Francisco

Foto: Letícia Rodrigues/CBN Recife

O Acerbispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, afirmou que a Igreja Católica acolhe o novo Papa Leão XIV com muita alegria. A declaração foi proferida durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Manguinhos, localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. 

Na ocasião, Dom Paulo Jackson analisou suas expectativas acerca do novo papa em comparação ao Papa Francisco. 

“Ele é um homem aberto de uma teologia arejada, profundamente em sintonia com as grandes intuições do Papa Francisco. [...] Ele é muito aberto nas questões sociais, embora tenha algumas diferenças com Francisco no campo dos costumes e da moral sexual e familiar. Vamos ver se isso aparece, e se de fato se configura. Ele parece ter posturas distintas em relação aos casais homoafetivos e em relação aos casais em segunda união.”, comparou o acerbispo. 

De acordo com ele, há uma possibilidade de aproximação de Leão XVI com o Brasil, devido sua trajetória como bispo emérito no Peru, que gerou uma profunda relação com a América Latina. 

“Ele, inclusive, fala português bastante bem e tem uma vinculação muito profunda com a igreja do Brasil. Muito provavelmente a experiência eclesial latino-americana tem muito a contribuir e a oferecer ao mundo. O Papa, mesmo sendo norte-americano, ele é curtido na experiência eclesial da América Latina e essa contribuição especial que ele quer oferecer ao mundo. (...) “Nós então nos alegramos profundamente, também pelo fato de eu já ter me encontrado com ele quatro vezes. É um homem simples, é um homem de poucas palavras, um bom ouvinte, escuta muito e fala de modo muito assertivo e ponderado.”

Dom Paulo, inclusive, revelou que estará junto ao papa novamente em janeiro de 2026, durante um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook