Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Título de Cidadã Recifense a professora é vetado por vereadores por ela ser trans


Por: REDAÇÃO Portal

O autor do projeto, Ivan Moraes, encaminhou um pedido de cassação contra a vereadora Michele Collins (PP), por fala transfóbica durante a votação

O autor do projeto, Ivan Moraes, encaminhou um pedido de cassação contra a vereadora Michele Collins (PP), por fala transfóbica durante a votação

Foto: Divulgação / G1

13/12/2023
    Compartilhe:

Em Plenário, os vereadores do Recife vetaram, na última segunda-feira (11), o título de Cidadã Recifense à professora Dayanna Louise, doutoranda em educação. O motivo seria por ela ser uma mulher trans. O projeto, de autoria do parlamentar Ivan Moraes, visa homenagear o trabalho exercido pela profissional atuante da rede pública em diversos trabalhos voltados para a promoção dos direitos de pessoas LGBTQUIAPN+.

O caso tomou repercussão após a vereadora Michele Collins (PP) subir na tribuna e se recusar a conceder o título de cidadã para Dayanna. 

A fala transfóbica foi levada à Comissão de Ética e Decoro da Casa. O vereador Ivan Moraes enviou um requerimento nesta quarta-feira (13), pedindo a cassação da colega de parlamento. Um de seus argumentos é que a atitude não pode ser replicada.

A concessão do título foi apresentada no dia 11 de setembro e precisava de aprovação de 24 dos 39 vereadores da casa. Na votação, a proposta contou apenas com 20 votos favoráveis, cinco contra e 14 abstenções.

Por meio de nota, a vereadora Michele Collins se posicionou sobre o assunto. A parlamentar afirmou que “em nenhum momento ofendi, desrespeitei ou não valorizei o currículo da pessoa que estava no projeto, Apenas eu estava me atendo a uma interpretação da legalidade estrita do regimento interno.”

A nota ainda destaca que nenhuma notificação foi recebida pela vereadora, que se colocou à disposição, assim que notificada, para prestar esclarecimentos.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook