Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

TJPE determina prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica para padre Airton Freire

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O religioso teve o pedido de habeas corpus julgado favorável na manhã desta quinta-feira (24), com decisão por maioria dos votos

24/08/2023
    Compartilhe:

O religioso teve o pedido de habeas corpus julgado favorável na manhã desta quinta-feira (24), com decisão por maioria dos votos

Foto: Paulo Davino/Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu que o Padre Airton Freire ficará em prisão domiciliar e vai usar tornozeleira eletrônica enquanto aguarda o julgamento pelas acusações de crimes sexuais contra fiéis. O religioso teve o pedido de habeas corpus julgado favorável na manhã desta quinta-feira (24), com decisão por maioria dos votos.

Durante a argumentação, os advogados de defesa do religioso afirmaram que "o padre corre, conforme os laudos médicos, risco altíssimo de morrer na prisão, onde não poderia ter atendimento médico adequado e rápido”.

Dois desembargadores da 1ª Câmara Regional de Caruaru do TJPE votaram a favor de Padre Airton, e um foi contrário à prisão domiciliar do religioso.

O idealizador da Fundação Terra e três de seus funcionários viraram réus em dois processos por crimes sexuais, tendo a prisão preventiva decretada no dia 14 de julho. Airton e Landelino  Rodrigues da Costa Filho foram detidos, mas um dos envolvidos, o motorista Jailson Leonardo da Silva, segue foragido.

Jailson foi denunciado por estupro pela personal stylist Sílvia Tavares de Souza, de 53 anos. O caso teria acontecido em agosto de 2022, durante um retiro espiritual. Silvia foi rendida e estuprada pelo motorista de Airton, enquanto ele assistia a tudo. 

Já o terceiro funcionário vai responder pelo crime de falso testemunho. Ele não teve a prisão preventiva decretada.
  
Padre Airton Freire segue internado no Hospital Português após passar por uma cirurgia cardíaca para troca da válvula aórtica. O sacerdote de 67 anos está na unidade de saúde desde o dia 23 de julho, mas voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no último domingo (20) , sem previsão de alta.

Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook