TJPE deve ampliar uso de Inteligência Artificial em 2025
Justiça pernambucana fez um balanços das ações realizadas em 2024 e apresentou planejamentos

Foto: Reprodução/g1 PE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pretende ampliar o uso de ferramentas tecnológicas e da Inteligência Artificial nos serviços prestados à população em 2025. A informação foi detalhada em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Justiça, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (18).
O desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal, fez um balanço da gestão da Justiça estadual em 2024. Dentre os destaques estão a criação das Diretorias Remotas e de novas Câmaras do Segundo Grau, a realização de concursos para cartórios e para novos magistrados e magistradas do Tribunal, o alcance de economia de recursos institucionais, maior integração com a população e com instituições parceiras do Sistema de Justiça, e a conquista do Selo Diamante em Transparência conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Avanços também foram pontuados nas áreas de Sociedade, Humanização, Ações Sociais e Sustentabilidade, e Tecnologia, a exemplo do pagamento de alvarás judiciais através de Pix e da criação de novo portal da transparência da instituição. Confira o balanço em todos os eixos.
Ricardo Paes Barreto citou o sentimento de dever cumprido em 2024, e ressaltou a expectativa diante da inovação tecnológica que o Tribunal pernambucano pretende implementar em 2025.
"Encerramos mais um ano de trabalho intenso à frente do bicentenário Tribunal de Justiça de Pernambuco. O TJPE continuará a ser uma instituição de referência, que busca não apenas solucionar conflitos, mas também construir pontes para uma sociedade mais justa e solidária. Agradeço a todos os que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que 2024 fosse um ano de realizações. Com confiança e determinação, seguiremos em frente para fazer de 2025 um ano ainda mais produtivo e transformador, com o compromisso de oferecer à sociedade serviços jurisdicionais cada vez mais eficazes, e para isso, ampliaremos o uso da IA e de novas ferramentas tecnológicas no Poder Judiciário", pontuou.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...