Dentro do acordo, estão previstas a articulação de ações entre as instituições para prevenir e reprimir condutas ilícitas que ocasionam perturbações no processo eleitoral

Foto: Reprodução/G1
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco juntamente com a Procuradoria Regional Eleitoral, as Superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no Estado, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Secretaria de Defesa Social firmaram acordo de cooperação com o objetivo de garantir um ambiente pacífico no período eleitoral, até a posse dos eleitos, além de assegurar o exercício de voto e proteção dos envolvidos no processo eleitoral e legitimidade da apuração. O evento ocorreu na Sede do TRE.
Dentro do acordo, estão previstas a articulação de ações entre as instituições para prevenir e reprimir condutas ilícitas que ocasionam perturbações no processo eleitoral. Atitudes contra a legitimidade e a integridade do exercício do voto e ser votado, atos de violência que atentem contra a integridade dos magistrados, servidores da justiça eleitoral e demais participantes do pleito, como também atos de violência direcionados à campanha eleitoral, a votação, ao sistema de apuração, à divulgação de resultados das Eleições 2022, à diplomação e posse dos eleitos e a liberdade de expressão estão entre as ações a serem combatidas.
As instituições assumiram o compromisso de conduzir diligências direcionadas à defesa da integridade dos envolvidos no processo eleitoral: sejam eles, candidatos, partidos políticos, magistrados e servidores da Justiça Eleitoral ou envolvidos nela.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Simplex: confira os números da nova rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco
Pesquisa foi realizada no dia 8 de junho, tem margem de erro de 3% e contém...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
STF começa a ouvir réus do núcleo 1 da trama golpista
Entre os interrogados nesta fase está o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5)
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Jô Cavalcanti é confirmada como pré-candidata ao Senado pelo PSOL em 2026
Escolha da vereadora do Recife foi unânime no diretório estadual, que...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Deputada anunciou ter deixado o Brasil na terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Cirilo Mota desiste de reeleição e apoia Osmar Ricardo na disputa pelo comando do PT Recife
Atual presidente defende unidade no partido; capital ainda conta com outros...