Três pessoas são indiciadas pelo atropelamento de fiéis com micro-ônibus em Jaboatão
Cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no domingo de Páscoa

Foto: Reprodução/TV Globo (via g1)
A Polícia Civil de Pernambuco concluiu o inquérito sobre o acidente envolvendo um micro-ônibus no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O veículo atropelou dezenas de fieis que participavam de uma procissão no domingo de Páscoa (31 de março) deste ano. Cinco pessoas morreram e outras ficaram feridas.
O laudo da perícia criminal, com base na avaliação das lesões das vítimas, ausência de marcas de frenagem e as condições do veículo, indicou que o motorista do micro-ônibus perdeu o controle da direção na descida da Ladeira da Adelaide, que, no momento do acidente, estava com retenção do trânsito para a passagem da procissão.
Antes de alcançar as vítimas, o veículo chegou a colidir com uma casa, mas não perdeu velocidade e continuou a descida de forma descontrolada e bateu em um poste de energia, em vegetações e na calçada. De acordo com o laudo da perícia, "ainda desgovernado o veículo voltou novamente para a pista de rolamento, onde, mais adiante, atropelou várias pessoas que se encontravam em via pública acompanhando o cortejo religioso". De acordo com a polícia, o micro-ônibus "só parou após perder velocidade devido ao atrito dos corpos das vítimas entre os pneus e o asfalto."
A tragédia aconteceu momentos após o ônibus ter apresentado problemas no sistema de freios. Inclusive, câmeras de segurança filmaram quando o veículo, antes de descer a ladeira, precisou ser empurrado por pessoas para sair do terminal de ônibus.
"Eles tendo a opção de chamar um reboque, de esperar a procissão passar, eles resolvem não chamar reboque. Sem um profissional gabaritado para tal, eles manipulam os freios e liberam as rodas do sistema de freios para deixá-las soltas e poder empurra", avaliou o delegado responsável pelas investigações, Gilberto Loyo.
A perícia indicou que "a causa determinante do acidente de trânsito foi a perda do controle executivo de direção por parte do condutor do veículo, motivado por defeito mecânico no seu sistema de freio". Pelo caso, foram indiciados o motorista, o permissionário do micro-ônibus (que alugava o veículo para terceiros) e um o responsável pela manutenção do automóvel.
Os investigados respondem pelos crimes de homicídio doloso, qualificado por meio cruel e perigo comum, contra cinco vítimas, lesão corporal dolosa considerada gravíssima contra nove vítimas, lesão corporal grave contra 11 vítimas e, ainda, lesão corporal (leve) contra outras nove vítimas.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
PRF apreende veículo carregado com 66 mil maços de cigarro chinês em Sertânia
Produto é proibido de ser comercializado no Brasil pela Anvisa; carga foi...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Mulher que matou e esquartejou o marido em Camaragibe é solta após decisão da Justiça
Agora, ela vai cumprir a pena em prisão domiciliar e será monitorada por...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
MPPE recomenda revogação de decretos que flexibilizam licenciamento ambiental em Paulista
Para o Ministério Público de Pernambuco, medidas da Prefeitura contrariam...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco será inaugurado em Jaqueira, na Mata Norte
Segunda edição contará com exposição e atividades de formação
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Criança de 6 anos morre atropelada por ônibus escolar em Macaparana, na Mata Norte
O acidente aconteceu no distrito de Poço Comprido, nesta terça-feira (29)