Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Tribunal Superior Eleitoral lança sistema de alerta contra desinformação

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O aplicativo prevê agilidade no combate aos efeitos das Fake News, através de denúncias realizadas pela própria população

O aplicativo prevê agilidade no combate aos efeitos das Fake News, através de denúncias realizadas pela própria população

Foto: Reprodução/Tecnoblog

22/06/2022
    Compartilhe:

Através do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, o TSE lançou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A medida utiliza uma ferramenta, na qual cidadãs e cidadãos denunciam à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas referentes ao processo eleitoral brasileiro.

Em anúncio oficial, Fachin afirmou que a população agora poderá acessar de forma fácil o sistema que estará na luta contra a desinformação.

O objetivo da nova funcionalidade é promover de forma ágil o combate aos efeitos de propagação de fake news sobre as eleições ou sobre o sistema eletrônico de votação. 

Ampliando os canais de comunicação, o TSE firmou parceria com novas plataformas, que segundo o ministro se torna um grande avanço que assim como em 2020, podem trazer resultados ainda mais expressivos.

Além do Whatsapp, a parceria foi firmada também com as plataformas digitais do Google Brasil, Youtube, Facebook, Instagram, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify.

Por fim, o ministro enfatizou o protagonismo da população brasileira no combate às narrativas falsas.

No Sistema de Alerta de Desinformação, o eleitorado poderá reportar informações equivocadas sobre a participação nas Eleições Gerais de 2022, como distorção dos horários, locais e documentos exigidos durante a votação. Infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral ou mensagens desinformativas contra candidaturas deverão ser reportadas no aplicativo Pardal, que também já está disponível para download na Google Play e na Apple Store.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.


 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook