Triplicação da BR-232 entra em nova etapa de alargamento; circulação de veículos muda neste sábado
A iniciativa conta com o investimento de R$ 100 milhões e as ações são realizadas em parceria com a Prefeitura do Recife.

Foto: Divulgação/DER-PE
Seguem avançando as obras de triplicação da BR-232, no acesso à Região Metropolitana do Recife, no bairro do Curado. A partir do próximo sábado (13), o Governo de Pernambuco, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dará início a uma nova etapa dos trabalhos e, por isso, haverá interdições e desvios do tráfego de veículos em determinados trechos da via.
Sentido Cidade - O motorista que vier para a Capital, nas imediações do no km 11,4 (após a lombada eletrônica) deverá seguir pela alça de acesso à BR-408 ou pela pista local da BR-232 até o km 10 (no Atacado dos Presentes).
Sentido Interior – Sem alterações de tráfego
As intervenções dessa nova fase abrangerão a implantação de pavimentação em concreto armado nas pistas principais, em um trecho com extensão de 1,4 quilômetros (entre o km 10 e o km 11,4). Esta etapa dos trabalhos na rodovia tem previsão de conclusão de até 45 dias. Os serviços estão sendo executados pelo DER, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra).
Durante o período de realização das obras, para os veículos que trafegam no sentido Recife, a faixa de rolamento central será interditada no Km 11,4 (após a lombada eletrônica) e o tráfego será desviado pela alça de acesso à BR-408 e segue pela pista local da BR-232, voltando à pista sentido capital no km 10 (em frente ao Atacado dos Presentes). Já para quem trafega no sentido interior, não haverá mudanças na circulação dos veículos e tráfego continuará normalmente pela pista existente.
Iniciadas em março deste ano, as intervenções na BR-232 abrangem um segmento de 6,8 quilômetros e têm prazo previsto para serem concluídas em um ano. A iniciativa é estratégica para melhorar a fluidez da via por onde passam diariamente 67 mil veículos, assegurando a integração dos modais de transporte, fortalecendo a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários. O alargamento garantirá o acréscimo de 33% na sessão viária, atrelado aos aspectos urbanísticos do projeto, o que significa uma redução de tempo de uma hora para 25 minutos nos horários de pico, proporcionando uma redução de 58% na duração do trajeto.
A iniciativa conta com o investimento de R$ 100 milhões e as ações são realizadas em parceria com a Prefeitura do Recife. As obras contemplam a requalificação do pavimento em placa de concreto na pista principal e asfalto nas marginais; construção de três passarelas; novo sistema de drenagem; implantação de retornos; realocação e o redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de uma ciclovia e calçadas em concreto; paisagismo; iluminação em LED e sinalização viária horizontal e vertical.
Confira as informações com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Governo realiza obra emergencial em aeroporto de Noronha após novo atolamento de avião
Asfalto do pátio cedeu duas vezes em uma semana; obra definitiva deve...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
CTTU monta esquema de trânsito para corrida no bairro dos Aflitos, no Recife, neste domingo
O ponto de saída e chegada das provas será o Estádio dos Aflitos, na Zona...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Linha Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves terá integração temporal com outras três linhas para o Centro do Recife
Nova medida permite deslocamento com apenas uma passagem entre Alto Dois...
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
PRF apreende 75 comprimidos de rebite com caminhoneiro na BR-232, em Arcoverde
Motorista foi flagrado realizando ultrapassagens perigosas e trafegando acima...
- Por REDAÇÃO
- 19/06/2025
Grande Recife reativa linha TI Abreu e Lima/Nova Aurora e muda itinerário do TI PE-15/TI Abreu e Lima
A partir deste sábado (21), Nova Aurora, Jaguaribe e o centro de Abreu e...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Falta de recursos ameaça funcionamento do Metrô do Recife
CBTU alerta para possível paralisação das operações a partir de julho...