Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Advocacia local pede e Ordem cria OAB Gravatá


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Vívian Ramos

03/10/2023
    Compartilhe:

 

Em sessão do Conselho Pleno da OAB-PE realizada na noite da segunda-feira (2), sob a liderança do presidente Fernando Ribeiro Lins, foi aprovada, por unanimidade, a criação da OAB Gravatá. O relator foi o conselheiro seccional Bruno Ramos. Essa medida reforça o compromisso da gestão atual com a advocacia pernambucana, visando uma maior proximidade entre a advocacia e a instituição. “A iniciativa marca um passo significativo na interiorização dos serviços e representatividade da OAB”, destacou Fernando Ribeiro Lins. “A criação de novas Subseções como a de Gravatá é essencial para que possamos estar mais próximos da advocacia local, entendendo suas demandas específicas e fortalecendo nosso papel enquanto instituição”, disse.

Além de Fernando Ribeiro Lins, compuseram a mesa da sessão do Conselho Pleno, a vice-presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella; o secretário-geral, Ivo Amaral Jr.; o diretor tesoureiro, Carlos Barros; a presidente e o vice-presidente da CAAPE, Anne Cabral e Max Maciel, respectivamente; o diretor-geral da ESA-PE, Leonardo Moreira; o ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves; o presidente do Tribunal e Ética e Disciplina da OAB-PE, Nelson Barbosa; o corregedor seccional, Saulo Amazonas; e o ouvidor adjunto, Ricardo Varjal. Presente também, a conselheira federal, Adriana Caribé.

Dando os próximos passos da consolidação da OAB Gravatá, a OAB-PE já iniciou o processo de seleção de um local adequado para instalar a sede da nova Subseção. Este espaço físico será estrategicamente escolhido para melhor atender a advocacia e a população local. Além disso, será nomeada a primeira diretoria da Subseção, responsável por guiar os trabalhos e representar a advocacia gravataense. As datas para estes anúncios, bem como outros detalhes pertinentes, serão divulgadas em breve, mantendo todos os interessados informados sobre o avanço deste importante projeto.

Gravatá, localizada no Agreste pernambucano, tem se destacado não apenas pela sua importância turística e cultural, mas também pelo seu crescimento populacional. Segundo o Censo de 2022, a cidade alcançou a marca de 86.516 habitantes, o que representa um aumento expressivo de 13% em comparação com os números do Censo de 2010. Tal crescimento posiciona Gravatá como o 17º município mais populoso de Pernambuco, dentre os 184 existentes.

A advocacia do interior do estado carrega consigo particularidades, desafios e nuances que merecem atenção especial. Em regiões mais afastadas dos grandes centros, a prática jurídica está intrinsicamente ligada às tradições, cultura e dinâmicas locais. Reconhecer e respeitar estas especificidades não é apenas uma questão de eficiência profissional, mas também de garantia de representatividade à população destas localidades. “Trabalhar com sensibilidade e conhecimento das peculiaridades da advocacia do interior é fundamental para oferecer serviços jurídicos de qualidade e, acima de tudo, justos. Esta tem sido uma meta constante da atual gestão da OAB-PE, que busca, incansavelmente, fortalecer a atuação dos advogados em todo o estado, valorizando e compreendendo as diversidades que o compõem”, concluiu o presidente.

A criação da OAB Gravatá não apenas reconhece a relevância da cidade no cenário pernambucano, mas também reforça o compromisso da OAB-PE em oferecer representatividade e serviços de qualidade a toda a advocacia e a sociedade pernambucana. Com a criação, a OAB Pernambuco reitera seu compromisso constante de fortalecer a advocacia local.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook