Festival Pernambuco Meu País movimenta Buíque e é prestigiado pela governadora Raquel Lyra

O evento, que chega ao seu segundo final de semana, acontece até este domingo (3), e reúne mais de 100 ações culturais gratuitas
Aportando no município de Buíque, no Agreste Meridional, o Festival Pernambuco Meu País foi prestigiado, nesta sexta-feira (1°), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. Realizado por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, o evento reúne, ao longo de quatro dias, uma intensa programação com arte e tradições populares, em mais de 100 ações no centro do município e também em diversos pontos no Vale do Catimbau. O sucesso do festival se reflete na ocupação da rede hoteleira da região, que alcançou mais de 90%, de acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer. Este é o segundo final de semana da programação, que já passou pelo município de Salgueiro.
"O Festival Pernambuco Meu País veio para suprir uma lacuna que tínhamos no calendário cultural do Estado após o término do São João. Conseguimos lotar a rede hoteleira, os bares, restaurantes, movimentando o turismo e a economia em diversos municípios da região. E Buíque tem um clima único, já atrai turistas para o Vale do Catimbau, mas este final de semana, em especial, está recebendo artistas e apresentações culturais que mostram a potência da cultura pernambucana”, destacou Raquel Lyra, que caminhou pelo público que acompanhava os shows no pátio de eventos.
Com 88% das contratações realizadas via edital público e mais de 90% dos artistas oriundos de Pernambuco, o festival reafirma seu papel como política pública de fomento à cultura e valorização da economia criativa. Entre os destaques da programação musical, o palco Pernambuco Meu País, instalado no Pátio de Eventos, foi aberto nesta sexta-feira (1º), com o espetáculo de música de dança que faz alusão aos homenageados desta edição, Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano.
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou que o Festival Pernambuco Meu País atrai visitantes de toda a região. “Praticamente 100% da rede hoteleira está ocupada, então o festival chega para impulsionar ainda mais o nosso turismo. Com as grandes atrações, nomes da cultura pernambucana, da nossa raiz, atraindo públicos de diversos municípios, nós movimentamos não só a economia de Buique, que recebe o festival, mas também das cidades vizinhas. Então é um evento que integra toda uma cadeia, levando alegria e orgulho para nosso povo”, pontuou.
Ao todo, são mais de 15 polos de programação em Buíque, que farão apresentações até o próximo domingo (3). A grade contempla linguagens como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, gastronomia, literatura, moda, circo e culturas populares. Nesta sexta, se apresentaram no Palco Pernambuco Meu País, os artistas Antúlio Madureira, a Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda.
O festival também promove serviços e atendimentos à população através do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para aproximar o público das políticas públicas estaduais. “O Festival promove um ciclo virtuoso muito importante, porque beneficia a várias categorias diferentes do setor produtivo. A gestão estadual dá um show, mostrando a vocação de Pernambuco para todo o Brasil", pontuou o deputado estadual Jarbas Filho, que acompanhou a agenda.
A prefeitura de Buíque projeta um público de 60 mil pessoas ao longo do final de semana. O prefeito Túlio Monteiro comemorou que o município está sediando o evento pelo segundo ano consecutivo. “É com grande satisfação que recebemos o Festival Pernambuco Meu País em Buíque. Esse evento gera para os buiquenses motivo de renda, emprego e de melhoria de vida. E é por isso que eu quero agradecer a governadora e a toda essa equipe, por prestigiar nosso município”, celebrou.
Neste sábado (2), o palco recebe nomes como Silva e Luedji Luna, além de Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. Já no domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além da participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
*SEGURANÇA - Durante os dias da festa, o município de Buíque contará com o apoio de 343 profissionais das forças de segurança em todos os dias de programação. A Polícia Militar de Pernambuco está com efetivo reforçado, responsável por manter a segurança do público em todas as áreas do evento. O Corpo de Bombeiros Militar também marca presença, com ações de prevenção e atendimento emergencial. Já a Polícia Civil de funcionará em regime de plantão, com equipe disponível para o registro de ocorrências. A Operação Lei Seca também reforça as atividades.
Acompanharam o evento o secretaria Túlio Vilaça (Casa Civil), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Fernando Monteiro, os deputados estaduais Joaquim Lira e Débora Almeida, os prefeitos Zeca Cavalcanti (Arcoverde) e Pollyanna Abreu (Sertânia), além do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.