Alckmin afirma que governo trabalha para reverter taxação dos Estados Unidos

Foto: Júlio César Silva
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou no último domingo (13) que o governo está trabalhando para reverter a decisão do governo dos Estados Unidos de taxar em 50% os produtos provenientes do Brasil. A medida foi anunciada no último dia 9 pelo presidente americano, Donald Trump, que chamou a relação comercial entre os dois países de injusta e pressionou para que o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja julgado pela Justiça.
"Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou Alckmin, após a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo.
De acordo com o vice-presidente, o governo se reunirá nos próximos dias com empresários para discutir a questão. Também está sendo debatida a aplicação da chamada Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em abril deste ano.
"Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, disse.
Com informações da Agência Brasil.