Álvaro Porto e Francismar Pontes empossam Alberes Lopes como novo superintendente da Elepe

Foto: Divulgação
O novo Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alberes Lopes, tomou posse nesta quarta-feira (2). Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes é ex-vereador dos municípios de Caruaru (2017-2019) e Ibirajuba (2013-2016) e atuou à frente da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entre 2019 e 2022, na gestão do ex-governador Paulo Câmara.
Dentre as principais ações de trabalho na gestão pública, Alberes Lopes se destacou pela criação das Centrais de Oportunidades de Pernambuco e investimentos nos polos regionais de desenvolvimento do Estado. Como presidente do Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho do Brasil (Fonsete), entre 2021 e 2023, foi responsável pela criação do Programa Emprego PE, no período da pandemia do coronavírus, promovendo a abertura de mais de 100 mil vagas de qualificação em Pernambuco.
Como novo superintendente da Elepe, Alberes Lopes pretende dar continuidade aos projetos que fizeram da Escola do Legislativo um dos órgãos da Assembleia voltados para a promoção de ações na área de ensino e de investimento na produção de conhecimento.
“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral”, anunciou o novo superintendente.
Alberes Lopes foi empossado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes. “Alberes é mais um nome competente para atuar na Casa de todos os pernambucanos. Tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto”, afirmou o presidente da Alepe.
“É com gratidão e alegria, que dou as boas-vindas a Alberes Lopes, novo superintendente da Escola do Legislativo. Alberes tem uma trajetória sólida na vida pública e chega para fortalecer ainda mais a Elepe que cumpre um papel fundamental na formação cidadã e na qualificação dos nossos servidores”, disse, por sua vez, o primeiro secretário da Assembleia.
A Escola do Legislativo da Alepe tem 25 anos de existência voltados para a capacitação de servidores e parlamentares, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Em parceria com diversas instituições, como o Sebrae e o Senado Federal, a Elepe ampliou seu alcance no Estado com várias ações de ensino e capacitação, entre elas o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais.
Iniciado em 2023, o Programa é voltado para a capacitação de vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e dos poderes executivos municipais do Estado.
Outra niciativa da Escola do Legislativo é o Programa Lideralepe. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa tem por objetivo promover a formação de novas lideranças políticas em Pernambuco. A iniciativa é bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).