Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

André Janones desiste de candidatura e declara apoio a Lula


Por: REDAÇÃO Portal

04/08/2022
    Compartilhe:

 

O deputado federal André Janones (Avante-MG) desistiu da candidatura à Presidência da República. Ele declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (4), em São Paulo.

 

O próximo passo será a oficialização do apoio do Avante a Lula.

 

O Avante tinha feito a convenção para homologar Janones como candidato no dia 23 de julho. Desde então, ele e Lula têm conversado via interlocutores sobre uma possível aliança. O Avante é o antigo PT do B. A legenda mudou de nome em 2017.

 

Agora, André Janones, de 38 anos de idade, deverá disputar a reeleição para deputado federal por Minas Gerais.

 

Janones disse em transmissão ao vivo no Facebook que Lula decidiu encantar a ideia do auxílio permanente de R$ 600, uma das bandeiras do mandato do deputado.

 

"Lula está encampando também essa luta, junto conosco, com a nossa candidatura que nesse momento a gente retira e unifica a candidatura presidencial do deputado André Janones e a partir deste momento ela está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula", disse Janones.

 

Ao atrair o Avante para o palanque, Lula tem dois objetivos. O primeiro é tentar conquistar os votos de André Janones na disputa presidencial - o agora ex-candidato do Avante oscilava entre 1 e 2 pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto. O outro é ganhar força em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com o apoio de Janones nas ruas e nas redes sociais, uma das fortalezas do deputado.

 

Em todas as eleições presidenciais, quem venceu em Minas Gerais ganhou a disputa nacional. O estado é tido como espelho do quadro nacional em razão da sua pluralidade geográfica e econômica.

 

André Janones ganhou destaque nacional em 2018, sendo uma das lideranças na greve dos caminhoneiros, o que o ajudou a ser o terceiro candidato a deputado federal mais votado no estado de Minas Gerais no mesmo ano. Ele assumiu o mandato parlamentar em 2019.

 

Durante a pandemia, como parlamentar, André Janones defendeu a implantação do Auxílio Emergencial e é o autor da emenda que tornou o benefício uma ação permanente.

 

Com a aliança com o Avante, a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva chega agora a 8 partidos. Lula terá, provavelmente, o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão no primeiro turno.

 

O apoio do Avante a Lula acontece no penúltimo dia do prazo das convenções partidárias. O período acaba nesta sexta-feira (5).

 

Na reta final, Lula também articula um possível apoio do Pros, que lançou a candidatura do coach Pablo Marçal. No entanto, a aliança está incerta, já que há uma batalha na Justiça pelo comando do partido. Até a sexta, "tudo pode acontecer". Se houver a aliança, a coligação do petista terá 9 legendas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook