Servidores de Itamaracá protestam por reajuste salarial

Servidores efetivos da Prefeitura da Ilha de Itamaracá realizaram um protesto pacífico na manhã desta quinta-feira (1º), em frente ao prédio da administração municipal. A principal pauta da mobilização foi a cobrança por um reajuste salarial que, segundo os trabalhadores, está defasado desde 2023.
De acordo com os manifestantes, o prefeito, que está no cargo há seis meses, havia se comprometido a resolver a situação, mas recentemente comunicou que não irá cumprir o acordo, alegando falta de recursos. A justificativa, no entanto, é contestada pelos servidores.
“Os efetivos antigos estão sendo deixados de lado, enquanto novos servidores e contratados recebem normalmente. É uma injustiça com quem há anos dedica sua vida ao serviço público da Ilha”, afirmou um servidor que participou do protesto.
Segundo os trabalhadores, a Prefeitura tem recebido os repasses normalmente e vem mantendo em dia o pagamento de contratados, além de já ter iniciado o pagamento do salário base a novos concursados, o que reforça a insatisfação com a falta de reajuste aos servidores de carreira.
Durante o ato, os manifestantes pediram mais transparência da gestão municipal sobre a real situação financeira do município e defenderam a valorização dos servidores efetivos, que há anos atuam em prol da população da Ilha de Itamaracá