Bandas centenárias da Mata Norte realizam apresentação junina em Timbaúba
As filarmônicas 1º de Novembro, de Timbaúba, e Curica, de Goiana celebram a música nordestina neste domingo (6)

Foto: Divulgação/Banda 1º de Novembro
A Banda Musical 1º de Novembro, de Timbaúba, e a filarmônica mais antiga da América Latina, a Banda Curica, de Goiana, realizam neste domingo (6), um concerto junino gratuito e inédito na Mata Norte de Pernambuco. O Pátio da Estação, no Centro de Timbaúba, será palco do Arraiá Pé de Cará, a partir das 16h. O encontro entre duas filarmônicas históricas no estado celebra os ritmos nordestinos e a música instrumental.
Mais de 120 músicos estarão sob a regência dos maestros Jean José (1º de Novembro) e Everton Luiz (Curica). No repertório, as duas bandas prepararam canções dos mestres da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Flávio José, Petrúcio Amorim e Alceu Valença. Antes da apresentação, as filarmônicas deixarão os tradicionais uniformes e desfilarão com trajes típicos juninos pelas principais ruas de Timbaúba.
Foto: Divulgação/Banda Curica
Para o maestro Jean José, regente há mais de 30 anos da Banda Musical 1º de Novembro, receber a Banda Curica em Timbaúba, simboliza a força das bandas de música na cultura da Mata Norte de Pernambuco.
“Unir as duas bandas para apresentar o melhor da música nordestina é muito especial. Além de ser um encontro histórico na nossa região, onde as filarmônicas fazem parte da vida de centenas de famílias, o concerto marca a consolidação de um trabalho musical e educacional feito em Timbaúba e em Goiana com muito amor à cultura”, disse.
O maestro Everton Luiz, reconhecido pela criação de arranjos da música brasileira para orquestras e filarmônicas, fala da alegria em poder apresentar um repertório preparado especialmente para o São João.
“Para nós da Curica, que já há oito anos realizamos o ‘Concerto Junino’ na cidade de Goiana, será um prazer estar com a Banda 1º de Novembro, em Timbaúba, para apresentar ao público um repertório que foi ensaiado com muito carinho ao longo de meses. Quero convidar a todos para prestigiarem esse momento único na história das duas bandas e para a cultura da Mata Norte de Pernambuco”, ressaltou.
Sobre o Arraiá Pé de Cará
Em 2025, a Banda Musical 1º de Novembro realiza a quarta edição do Arraiá Pé de Cará. Nos últimos três anos, os repertórios homenagearam Luiz Gonzaga, Dominguinhos e as bandas que cantam a música nordestina como Mastruz com Leite e Magníficos.
Pela primeira vez, a apresentação será realizada com a participação de outra filarmônica, a Banda Curica, cuja parceria com a 1º de Novembro é histórica e de mútua admiração, tanto na música quanto na educação. O Arraiá tem o apoio da Prefeitura de Timbaúba.
Sobre a Banda Musical 1º de Novembro
A Banda Musical 1° de Novembro, conhecida em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, como “Pé de Cará”, foi fundada em 1º de novembro de 1922, sendo mantida pela Sociedade de Cultura e Musical 1° de Novembro, que também possui em sua estrutura a Escola de Música Regente Amaro Jorge, em homenagem ao maestro fundador.
Regida pelo maestro Jean José da Silva desde 1990, a 1º de Novembro conta com cerca de 50 componentes, divididos nas bancadas de flauta, clarinete, saxofone, bombardino, trompete, trombone e tuba. O ensino gratuito da música foi responsável por formar nomes como Luiz Gonzaga Carneiro, ex-maestro, clarinetista e professor da Universidade de Brasília; e Marcos FM, ex-maestro do Conservatório Pernambucano de Música e do Centro de Educação Musical de Olinda.
Ao longo de 102 anos, a história da Pé de Cará é marcada pela presença massiva de regentes e músicos negros, sendo um dos primeiros conjuntos musicais da Mata Norte a combater o racismo após a abolição da escravatura.
Sobre a Banda Curica
A Sociedade Musical Curica, com 176 anos, é a filarmônica mais antiga da América Latina: um dos grandes patrimônios culturais de Goiana e de Pernambuco. Com o corpo musical formado por mais de 70 jovens e adultos e um trabalho educacional consolidado na Mata Norte, o acervo musical da Curica une tradição e inovação. São mais de 800 títulos de todos os gêneros, entre MPB, dobrados, marchas de procissão, frevo, brega e forró.
A banda, atualmente regida pelo maestro Everton Luiz, é responsável pela contínua preparação de novos artistas, pela renovação dos próprios integrantes e traz no histórico a passagem de nomes consagrados, como o capitão Zuzinha, ou José Lourenço da Silva, e os maestros Duda e Guedes Peixoto. Além disso, a Curica carrega como marca ter se apresentado para o Imperador D. Pedro II, durante visita a Goiana em 6 de dezembro de 1859.
Serviço
Evento: Arraiá Pé de Cará
Quando: 6 de julho (domingo)
Onde: Pátio da Estação - Timbaúba-PE (Centro)
Participantes: Banda Musical 1º de Novembro (Timbaúba) e Banda Curica (Goiana)
Valor: gratuito
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Bandas centenárias da Mata Norte realizam apresentação junina em Timbaúba
As filarmônicas 1º de Novembro, de Timbaúba, e Curica, de Goiana celebram...