Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Câmara do Recife aprova projeto do vereador Alcides Cardoso para conceder Título de Cidadão recifense ao Padre Arlindo


Por: REDAÇÃO Portal

24/10/2022
    Compartilhe:

 

A Câmara do Recife aprovou, nesta segunda-feira (24), o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), para conceder o Título de Cidadão do Recife ao Padre Arlindo, da Igreja Nova Matriz de São Pedro, em Tamandaré. De acordo com o projeto do parlamentar, o pároco,  famoso pelo poder de mobilização para conseguir doações aos mais necessitados e pela irreverência nas mensagens de fé e esperança aos seus fiéis, é merecedor do título “pelos seus relevantes serviços de catequização e de assistência social prestados ao município de Recife, bem como a todo o estado de Pernambuco”. A reunião solene de entrega ainda não tem data para ser realizada.

“Padre Arlindo já recebeu várias homenagens em reconhecimento ao seu belo e importante trabalho social, mas faltava na sua biografia o Título de Cidadão do Recife e é uma honra ser o autor dessa proposta para conceder esse título a ele. A história de vida de Padre Arlindo nos inspira muito porque é alguém que se doa por inteiro para ajudar os que mais precisam e que tem uma fé inabalável. O seu trabalho ultrapassa as paredes da igreja e é responsável pela criação de uma verdadeira rede de solidariedade que está a postos para entrar em ação nos momentos mais delicados, a exemplo da pandemia da Covid-19 e da tragédia das chuvas deste ano. E somado a tudo isso, o seu jeito irreverente e cativante conquista a todos”, disse o vereador Alcides Cardoso.

"Uma das maiores virtudes do ser humano é a palavra gratidão. E esse sentimento toma conta do meu coração. Gratidão a Recife, gratidão a Alcides, vereador que lançou a proposta, gratidão a todos os vereadores do Recife que disseram sim. Gratidão ao Centro do Recife, à Rua Nova, onde funcionava a banca de revista de papai e começou toda a minha história de ir tirar o sustento e a sobrevivência. Recife me adotou quando criança. Recife adotou a família de papai, a família Matos. Agora de maneira oficial, eu sou adotado por Recife através do título de cidadão, que para mim é gritar para o mundo e dizer para papai e para a minha família: 'olha, papai, mesmo o senhor no céu, valeu a pena todo o seu esforço'. Que bom porque eu sou além de Rio Doce, eu sou a Rua Nova, eu sou a Duque de Caxias, eu sou a Rua da Imperatriz, eu sou a Dantas Barreto, eu sou a Guararapes, eu sou a Conde da Boa Vista, eu sou recifense agora também, mar menino", afirmou Padre Arlindo.

Biografia

Arlindo Laurindo de Matos Júnior, o Padre Arlindo, nasceu em 19 de julho de 1975, no bairro de Rio Doce, em Olinda, e teve uma infância muito humilde, período em que o sonho de ser padre surgiu, por volta dos 6 anos de idade. Foi quando começou a ir para as missas semanalmente, despertando a sua vocação. 

Aos 16 anos, entrou para o Seminário. Após nove anos de estudos, foi ordenado padre no dia 2 de fevereiro de 2001 e assumiu a Vice-Reitoria na formação dos seminaristas religiosos da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Paulista. Na cidade, foi vigário paroquial na Paróquia de Paratibe. Depois virou administrador paroquial em Catende. E lá se destacou como realizador de grandes construções, como várias igrejas e uma praça. 
 
Em 2006, foi designado pároco de Tamandaré. No município, ele construiu a Igreja da Nova Matriz, com capacidade para 1 mil pessoas sentadas e outras 1 mil em pé, a partir de doações de moedas pela comunidade. E assim ajudou a desenvolver o turismo religioso da região. Pela sua trajetória, recebeu vários títulos e medalhas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook