Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Católicos do Paulista homenageiam Santa Clara de Assis, Padroeira de Jardim Paulista Baixo


Por: REDAÇÃO Portal

04/08/2023
    Compartilhe:

A festa da Padroeira da Televisão é celebrada há 34 anos em Paulista

 

Os moradores do município do Paulista começaram a celebrar, na última terça-feira (1º.08), a 34ª edição da Festa de Santa Clara de Assis, considerada Padroeira da Televisão e a Fundadora da Ordem das Clarissas, sendo a primeira mulher a ter uma Regra aprovada pela Igreja Católica, com uma procissão que marcou o início das comemorações a programação religiosa se estenderá por 11 dias. Neste ano, a festividade tem como tema: “Jesus é a ponte entre aquele que tudo pode e as criaturas que tudo precisam”.

 

 

Santa Clara é a padroeira do bairro de Jardim Paulista Baixo. A paróquia, dedicada à Santa, fica localizada na Avenida Ministro Marcos de Barros Freire, 83. O templo serve de referência no acolhimento e na ajuda para as famílias de baixa renda do bairro.

 

As atividades em memória da Santa conhecida como plantinha de São Francisco seguem até a sexta-feira (11.08). Os fiéis são convidados a participar de 11 dias de festa, com hasteamento de bandeira, quermesse, missas, louvor e procissão pelas ruas da cidade. 

 

 

Para o pároco da Paróquia de Santa Clara de Assis, Padre Pedro Moura, a festividade marcará momentos de muita riqueza espiritual. "Clara de Assis se destacou por ser fiel a Jesus, abrir mão da riqueza e do luxo, para seguir São Francisco e suas ideias. Uma das principais características dela foi o zelo pela Sagrada Eucaristia, tanto que ela é sempre representada com o Ostensório nas mãos”, ressaltou.

 

 

“Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco.

 

 

História

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, em uma nobre família. Destacou-se pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, apaixonou-se por esse estilo de vida.

Em 1212, quando tinha apenas dezenove anos, a jovem abandonou o seu lar para ir ao encontro de Francisco de Assis, na igreja de Santa Maria dos Anjos. Ela cortou o cabelo e vestiu um modesto hábito de lã, além disso, pronunciou os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

Clara foi, primeiramente, para o mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas. Pouco depois, foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela.

Ao se dirigir ao convento de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início a uma nova vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de “Damianitas”, depois, como Clara escolheu, elas foram chamadas de “Damas Pobres” e, finalmente, de “Clarissas”.

Seguindo as orientações de Francisco, em 1216, Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa. Porém, conseguiu o “privilégio da pobreza” do Papa Inocêncio III, mantendo o carisma franciscano.

Em 1226, Francisco de Assis morreu, e Clara acompanhou o funeral dele sem sair do quarto, já que estava doente. Ela via as imagens como se projetadas na parede. Anteriormente a isso, ela teve esse mesmo tipo de visão em uma noite de Natal, quando viu o presépio e pôde assistir ao santo ofício que acontecia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão”.

Outro grande feito dessa santa foi a expulsão dos turcos muçulmanos da cidade de Assis. Ela portava nas mãos o Santíssimo Sacramento.


 

PROGRAMAÇÃO

 

04/08/2023 – Sexta-Feira

19h: Novena Solene

19h30: Santa Missa 

20h: Atração Cultural (Rafa e Diego)

 

05/08/2023 - Sábado

18h30: Novena Solene

19h: Santa Missa

20h: Atração Cultural (Terço dos Homens de Paratibe)

 

06/08/2023 – Domingo

18h30: Novena Solene

19h: Santa Missa

20h: Atração Cultural (Carta Virada e Internacional do Forró)

 

07/08/2023 – Segunda-Feira

19h: Novena Solene

19h30: Santa Missa 

 

08/08/2023 - Terça-Feira

19h: Novena Solene

19h30: Santa Missa 

 

09/08/2022 - Quarta-feira

19h: Novena Solene

19h30: Santa Missa 

 

10/08/2023 - Quinta-Feira 

19h: Novena Solene

19h30: Santa Missa 

21h: Atração Cultural (Padre Damião Silva)

 

11/09/2022 – Sexta-Feira (Solenidade da Patrona da televisão) 

19h: Santa Missa

20h: Procissão com a Imagem da Santa após a Santa Missa 

21h: Atração Cultural (Christiano Diniz)

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook