CNI pede ao governo concessão de crédito e suspensão de impostos para enfrentar tarifas

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou nesta quinta-feira (31) ao vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, uma lista de oito medidas a serem adotadas no contexto do tarifaço.
Entre os pedidos, estava a concessão de crédito especial do BNDES com juros mais baixos (1% a 4% ao ano) às empresas que tiveram as exportações prejudicadas pelo tarifaço. Os empresários também pedem a suspensão do pagamento de tributos federais por 120 dias, o que inclui as contribuições previdênciarias.
Também pedem a possibilidade de parcelamento, em pelo menos seis vezes e sem incidência de multas e juros, do pagamento dos valores dos tributos que tiveram o recolhimento adiado. Entre outras medidas, também há solicitação de afrouxamento das regras trabalhistas.
O governo deverá apresentar as medidas de socorro às empresas nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta (31).
"Parte do nosso plano previsto está previsto para ser apreciado nos próximos dias, de proteção a indústria brasileira, aos empregos no Brasil. Ao agro também, quando for o caso", afirmou o ministro.
Com informações da CNN Brasil.