Coluna da quinta | O desenho de uma eleição

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por Lucas Arruda
A foto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao lado do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, reforça os movimentos para 2026. Além do União Brasil, hoje Rueda também é co-presidente da recém criada federação União Progressista (UP). E do outro lado, está o PP, que permanece na base do governo Raquel Lyra (PSD).
Mas com o tempo que há para o próximo pleito, os ventos ainda podem mudar de direção. Em claro aceno, Campos disse que vê o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, “como uma pessoa de muitas virtudes, de respeito à política, de trabalho e de dedicação”.
Da mesma forma que é importante ganhar, também não se pode perder partidos aliados. Por isso, é de total interesse para João que o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Raul Henry, permaneça na presidência do MDB de Pernambuco.
E para garantir capilaridade, a presença em municípios importantes e o diálogo com lideranças locais também tem acontecido, a exemplo de nomes como Manuel Botafogo e Joaquim Lapa, em Carpina, e da própria vitória de Marcílio Régio (PP) em Goiana. Aos poucos, se desenha uma eleição.
QUEDA DE BRAÇO - Sem a análise pela CCLJ da indicação do advogado Virgílio Oliveira para administrar o arquipélago de Fernando de Noronha, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB), da base governista, protocolou um pedido de trancamento de pauta na Alepe, o que levou à suspensão da sessão plenária desta quarta-feira (7). “A constituição diz que deve ir para o plenário se as comissões não derem parecer dentro do prazo de regime de urgência. Espero que a Constituição e o regimento sejam respeitados, para isso fomos eleitos”, disparou.
COPA - A Arena Pernambuco será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. Com o anúncio, reavivam-se duas expectativas: a de que o equipamento consiga ser melhor aproveitado, recebendo bem a pernambucanos e turistas; e a de que, finalmente, sejam finalizadas todas as obras que haviam sido planejadas para a Copa do Mundo Masculina de 2014. Que a festa seja bonita e que Pernambuco seja “pé quente” para Seleção Feminina!
CONCLAVE - Chega ao segundo dia o Conclave que vai definir o novo papa. Após duas horas de atraso, a primeira fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina foi preta, como já era esperado. Hoje, os cardeais podem fazer quatro votações. E com os olhos da reportagem, Elielson Lima, editor titular desta coluna, acompanha os movimentos da história pela CBN e pela TV Asa Branca.
FRASE DO DIA: “Maioria dos grupos suspeitos começou no governo Bolsonaro”, disse a ministra Gleisi Hoffmann sobre o escândalo do INSS
RÁPIDAS
SUDENE - Marco da arquitetura recifense, o histórico prédio da Sudene, no bairro da Iputinga, será “retrofitado” para abrigar atividades de ensino, pesquisa, inovação e parcerias com o setor privado. O anúncio foi feito pela UFPE, responsável pela administração do equipamento.
MAIS UMA - A prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, deixou o União Brasil para se filiar ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra. Helbinha se soma ao movimento de outros gestores que têm migrado para o PSD após a filiação de Raquel à legenda.
SELIC - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, fazendo com que a taxa alcance 14,75% ao ano: maior patamar em quase duas décadas.
PINGA-FOGO: João Campos vai conseguir atrair partidos da base de Raquel Lyra?