Coluna da terça | Mexida estratégica

Por Guilherme Camilo
A ida de André Teixeira Filho para o comando da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura é um movimento de peso dentro do governo Raquel Lyra. Com experiência na gestão da Adepe e passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como secretário executivo, André assume agora uma das pastas mais robustas da máquina estadual. Com orçamento bilionário, Teixeira recebe a responsabilidade direta de fazer o PE na Estrada se intensificar como vitrine central da governadora.
Com essa mudança, existem duas formas de ler sua nomeação. A primeira, e mais evidente, é que Raquel quer próximo dela os nomes mais leais e técnicos para uma missão decisiva, construir sua reeleição em 2026. A segunda é que ela está ampliando a visibilidade de André, preparando terreno para uma candidatura a deputado federal no próximo ano.
André Teixeira entra para o núcleo duro das decisões de impacto e isso, por si só, já é muita coisa. Se entregar resultado na infraestrutura, vira peça-chave na engrenagem da reeleição de Raquel. Se almejar mandato, tem agora o palco ideal. E as respostas a essas dúvidas, só o tempo dirá.
TUMULTO – O clima esquentou na Câmara do Recife, nessa segunda (30), após professores chamarem o vereador Eduardo Moura (Novo) de racista e fascista. Em meio a gritos de ambos os lados, foi necessário que outros parlamentares viessem a intervir para acalmar os ânimos. O protesto foi motivado por um episódio em que o parlamentar removeu uma faixa antirracista de uma escola. Ninguém foi preso.
BALANÇO – O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), destacou, durante a última sessão na Assembleia Legislativa nesse semestre, a atuação independente e dinâmica da Casa nos seis primeiros meses de 2025. Segundo ele, mesmo com divergências com o Governo do Estado, a Alepe manteve o diálogo e a autonomia institucional. Foram 105 sessões realizadas, 69 leis aprovadas e 590 iniciativas legislativas apresentadas.
RETORNO – Outro nome importante surgiu no novo quadro de secretários de Pernambuco. Daniel Coelho, um dos aliados mais importantes da governadora Raquel Lyra, retornou para a gestão e assumirá a pasta de Meio Ambiente e Fernando de Noronha. Um gesto que vai refletir em 2026.
Frase do dia – “A gente não pode reduzir a eleição a João ou Raquel. Com todo o respeito que tenho aos dois, a disputa precisa ser maior do que isso. Pernambuco tem outras forças políticas e precisa discutir se está satisfeito com o nível de representatividade que tem hoje no Senado.” – Miguel Coelho sobre a polarização no estado
Rápidas
OVACIONADO – Durante a posse de Marcílio Régio (PP) como novo prefeito, nesta segunda (30), o destaque ficou para seu antecessor, Eduardo Honório. Ele foi ovacionado pelo público presente na cerimônia, demonstrando que ainda mantém forte prestígio político no município.
MAIS UM – Júnior da Habitat, vereador de Igarassu é mais um nome anunciado pelo Podemos como pré-candidato a deputado estadual no pleito de 2026.
ALIMENTAÇÃO – Pernambuco chega a marca de mais de 15 milhões de refeições servidas pelo Programa Bom Prato. Ao todo, mais de 205 cozinhas comunitárias foram implantadas desde 2023 e contribuíram com essa marca.
Pinga-fogo: André Teixeira consolida candidatura a federal?