Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Coluna da segunda | Dança das cadeiras entre Diogo Moraes e Lula Cabral muda percurso da corrida pela Mesa Diretora


Por: REDAÇÃO Portal

20/11/2022
    Compartilhe:

l

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aceitou a defesa de Lula Cabral (Solidariedade) e reconheceu sua vitória como deputado estadual eleito, produziu dois efeitos na política pernambucana. A primeira foi a dança das cadeiras na Assembleia Legislativa, onde Diogo Moraes (PSB) passa ser primeiro suplente. Deixando por tabela o PSB com uma cadeira a menos, e o sonho de Davi Muniz de assumir o mandato mais longe. 

O segundo efeito envolve as articulações para a eleição da Mesa Direta da Alepe, marcada para o dia 1º de fevereiro. O nome de Diogo Moraes vinha ganhando corpo para voltar a ocupar a primeira-secretaria da Casa de Joaquim Nabuco, posto que o mesmo já exerceu por dois biênios. Com sua saída, o jogo zera novamente. Mesmo com muitos nomes postos para a Presidência, falta alguém do consenso para ocupar a “prefeitura da Casa”, como é conhecida a primeira-secretaria.

De volta à Alepe, Lula Cabral reúne condições para entrar no jogo de alguma forma. Ele tem experiência de já ter sido deputado por três mandatos e prefeito de uma cidade importante também em três oportunidades, além de conhecer bem a estrutura da Casa de Joaquim Nabuco. 

NOMES NOVOS - Enquanto o processo não fica claro, novos nomes começam a ser colocados como opções. Exemplos disso são os deputados Joaquim Lira (PV) e Henrique Filho (PP). Ambos têm perfis que se encaixariam em qualquer posição na Mesa Diretora. 

DE OLHO NO VERÃO - Após retornar com o projeto Praia Limpa, o prefeito do Recife, João Campos, entregou também o trigésimo quiosque na orla de Boa Viagem, de um pacote de 60 que estão sendo construídos. Essas ações preparam a cidade para o circuito do turismo de verão. 

RÁPIDAS 

CONTAS APROVADAS- O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), teve seu suas contas do exercício de 2020 aprovadas pela Câmara de Vereadores. Os parlamentares seguiram a  recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

ANULADA - Falando na Câmara de Carpina, por nove votos favoráveis e quatro contrários, os vereadores anularam as duas sessões que elegeram integrantes da Mesa Diretora. Esta coluna cantou a pedra dessa articulação política. A expectativa é que uma nova eleição aconteça no próximo mês.

BID - O Brasil emplacou, pela primeira vez na história, a presidência Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ilan Goldfajn foi eleito ontem, durante uma reunião especial da Assembleia de Governadores do Banco. O encontro aconteceu na sede do BID, em Washington, nos Estados Unidos. 

PINGA-FOGO: Após virar suplente, Diogo Moraes também perderá a presidência da Unale?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook