Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da segunda | Uma vitória construída por muitas mãos


Por: REDAÇÃO Portal

04/05/2025
    Compartilhe:

 

A vitória de Marcílio Régio (PP), como prefeito de Goiana, na eleição suplementar deste domingo, abre um novo capítulo na política municipal. A sagração das urnas tem o DNA de muitos atores políticos. Primeiro, a força política e aprovação do ex-prefeito Eduardo Honório - que ultrapassa os 90%, sendo um padrinho político ideal.

Depois, a articulação dos deputados Guilherme Uchoa (PSB), em Brasília, e sua presença na campanha em todos os sentidos. Sem falar no deputado Eduardo da Fonte, que consolidou o partido para tornar a candidatura viável. Marcílio ainda contou com o apoio na linha de frente dos deputados Antônio Moraes, Sileno Guedes e Mário Ricardo. 

Na coordenação, chamou atenção o prefeito de Itambé, Armando Pimentel, e o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia. Destaque, também, para a presença do prefeito do Recife, João Campos(PSB), que deu a cara, fez um ato de campanha ao lado do agora prefeito eleito e também colocou suas digitais na eleição de Goiana.

Por fim, o candidato foi decisivo. Se fosse outro nome, teria dificuldades para capitalizar esse conjunto de forças. Marcílio foi resiliente desde o primeiro momento, conseguiu agregar, ampliou o palanque e buscou o resultado. Consolida o início de um novo grupo político, mais amplo, e terá pela frente a missão de pacificar a política local.

GESTO LOUVÁVEL - Mesmo perdendo a eleição suplementar, o prefeito interino Eduardo Batista (Avante) fez um agradecimento. “Respeitamos a decisão das urnas, que é expressão legítima da democracia. Agradeço, de coração, a cada goianense que caminhou ao nosso lado. Saio dessa eleição com a consciência tranquila e com ainda mais amor por essa terra”, disse Eduardo Batista. Ele agora volta à Câmara de Vereadores para exercer seu mandato de presidente.

COMEÇOU COM TUDO - No primeiro final de semana como ministro, Wolney Queiroz não saiu da sede da pasta. Com discurso de que precisa se inteirar, Wolney marcou uma série de reuniões no sábado e no domingo. Ele não terá vida fácil, a oposição já quer impedir a nomeação, mas terá pela frente a oportunidade de virar o jogo do seu antecessor, mesmo sendo correligionário. 

FRASE DO DIA: “Essa vitória representa para a gente um sonho para o cidadão goianense, um sonho de trabalhar pelo povo. O povo pode esperar muito trabalho, muito trabalho”, disse o prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio. 

RÁPIDAS 

PREGOU CONTINUIDADE - Em seu primeiro discurso depois de eleito, Marcílio pregou continuar o trabalho de Eduardo Honório. Ele elencou como prioridade assumir para continuar o trabalho de Honório, seu padrinho político.  

AGENDA - A governadora Raquel Lyra comanda a aula inaugural do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil de Pernambuco 2025. Foram convocados os 445 aprovados no concurso da PCPE para os cargos de delegado (45 vagas), agente (250 vagas) e escrivão (150 vagas). As aulas regulares serão ministradas no período de 12 de maio a 7 de novembro.

PAUSA NA COLUNA - Deixo nas mãos competentes de Lucas Arruda essa coluna durante esta semana, pois estou em Roma, na Itália, para cobrir para a CBN Brasil e o grupo Asa Branca a eleição do próximo papa. Para quem cobre política, como eu, o conclave é como uma copa do mundo das eleições. Então, vamos para a primeira copa da vida.

PINGA-FOGO: Como será formatado o secretariado de Marcílio Régio em Goiana?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook