Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Coluna da terça | Raquel dá tom do seu governo e prega unidade durante diplomação


Por: REDAÇÃO Portal

20/12/2022
    Compartilhe:

 

A governadora eleita e agora diplomada Raquel Lyra (PSDB), aproveitou seu discurso durante a diplomação para dar o tom do seu Governo que inicia no primeiro dia de janeiro. 

Com o discurso irretocável, a tucana voltou a defender o programa “Mães de Pernambuco” que parece ser seu carro-chefe do início da gestão. Além das vagas de creche que prometeu durante a campanha eleitoral. Quando citou que montou uma equipe de transição “enxuta”, abre a interpretação que assim também será seu Governo. Com poucas Secretarias e menos cargos. 

Ela prometeu virar a página da “pobreza e desalento”, que segundo ela viva o estado. “Os números que nossa equipe de transição vem recebendo aumenta nossa preocupação e nos abriga a ser mais sensível, criativa e fazer uma gestão pautada”, discursou a governadora. 

A tucana iniciou o discurso dizendo: “É tempo de união”. E deixou evidenciada sua capacidade de gestão, “nós sabemos por onde começar”, sobre os primeiros passos do novo Governo. Em um aceno a Lula, ela disse: “é obrigação restabelcer a democracia”, citou seu tio Fernando Lyra. Destacou também a relação com o Governo Federal e os prefeitos pernambucanos: “vou derrubar muros e construir pontes”. 

Por fim, Raquel fez alguns gestos concretos durante sua fala. Primeiro, ao levar seus filhos para seu lado como indicativo da prioridade com a próxima geração e no momento que chamou sua vice Priscila Krause para seu lado, após rumores de um estremecimento na relação entre elas. 

RECADO A POLÍTICA – O discurso de Raquel Lyra também foi interpretado como um aceno à classe política presente no evento. A unidade pregada por ela será o mote principal de sua relação com os outros poderes. A tucana terá pela frente a missão de formar um bloco grande e consolidado na Assembleia Legislativa, sobretudo na preparação para a eleição da Mesa Diretora que vai ser realizada um mês depois do início do Governo. 

DENTRO DO PRAZO – Mesmo com a ansiedade de muitos, a governadora eleita está dentro do prazo normal para divulgação do secretariado. Em 2018, o governador Paulo Câmara só anunciou seu primeiro escalão no dia 28 de dezembro. Se tiver como base esse parâmetro, ela ainda tem oito dias pela frente.  

PRESENÇAS – Além de prestigiar os irmãos deputados diplomados, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), esteve presente na cerimônia de diplomação a convite da governadora eleita Raquel Lyra. Além dele, o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira também esteve no ato. Ambos disputaram o primeiro turno contra Raquel.
 
RÁPIDAS

LIDER – O vereador Alcides Cardoso (PSDB) vou escolhido pela bancada como o novo líder da Oposição ao Governo João Campos, no Recife. Aliado de primeira hora da vice-governadora eleita Priscila Krause, Alcides teve um papel fundamental na campanha estadual e agora estará na cola do prefeito do Recife. 

HOMENAGEM – Em mais um reconhecimento às vésperas de deixar o Governo, Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza, recebeu, uma homenagem do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Uma placa foi entregue ao chefe do executivo estadual durante solenidade na sede da Instituição. 

PINGA-FOGO: A derrubada do Orçamento Secreto pelo Supremo é fruto da articulação de Lula contra Arthur Lira?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook