Compesa e prefeitura de Jaboatão realizam vistorias em obras de esgoto

Foto: Aluísio Moreira
O presidente da Compesa, Alex Campos, realizou nesta quarta-feira (30) uma vistoria a pontos da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Jaboatão dos Guararapes. A visita ocorreu nos bairros de Candeias e Cajueiro Seco, onde esteve acompanhado do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, do diretor de Mercado e Parcerias da companhia, Ricardo Torres, e do diretor de contrato da BRK em Pernambuco, Sergio Trentini, além de técnicos das três instituições.
A nova fase do projeto vai beneficiar os bairros de Cajueiro Seco e Prazeres, e amplia a cobertura nas áreas já atendidas na primeira etapa, os bairros de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Ao todo, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas. As obras já somam R$ 200 milhões em investimentos.
“Essa etapa que estamos executando representa um marco na história do saneamento do município de Jaboatão dos Guararapes e, consequentemente, da região, uma vez que estamos diante do maior investimento da Compesa na RMR. Trata-se de uma ampliação de mais de 10% na cobertura de esgotamento sanitário, um avanço importante dentro do objetivo que vem sendo perseguido pela Compesa, que é o desenvolvimento sustentável das cidades pernambucanas”, destacou o presidente da Compesa.
Durante a visita, Campos anunciou mais R$ 200 milhões para a terceira fase do projeto, cujas intervenções serão iniciadas no próximo ano.
Até o momento, já foram implantados 140,1 quilômetros de redes coletoras, restando dois quilômetros a serem concluídos no trecho final. As obras da estação elevatória do sistema alcançaram 52% de execução, e a torre de carga, uma estrutura vertical com 20 metros de altura, foi instalada no último mês no bairro de Candeias. A torre trabalha no equilíbrio hidráulico do sistema, controlando variações de pressão e garantindo a estabilidade do escoamento.
Paralelamente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existente está passando por obras de ampliação, que irão dobrar sua capacidade de vazão de 112 para 224 litros por segundo (l/s).
A primeira fase de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes implantou 60 quilômetros de redes coletoras, cinco estações elevatórias, uma torre de carga e uma moderna estação de tratamento de esgoto com capacidade de 112 l/s. A primeira etapa já beneficia cerca de 90 mil moradores dos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada.