Consórcio Nordeste articula com o governo federal resposta ao tarifaço dos EUA

Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí
O Consórcio Nordeste iniciou uma articulação com o governo federal em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra os produtos brasileiros. O tarifaço prejudica fortemente setores como fruticultura, apicultura, têxtil, calçadista, metalmecânico e automotivo.
"O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles.
A entidade está também realizando um mapeamento dos setores mais afetados por estado da região. Além disso, está sendo estudada a abertura de novos mercados.
Os governadores do Consórcio estarão entre os dias 5 e 6 de agosto em Brasília para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 5, pela amanhã, os governadores participam da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão) com o presidente Lula. À tarde, haverá uma reunião do Consórcio.
No dia 6, os governadores se encontrarão novamente com Lula no Palácio do Planalto. Também estará presente a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, declarou Fonteles.
Com informações do Blog da Folha PE.