Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Curso oferece letramento digital para 150 crianças da Zona da Mata Norte


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Mateus Ferreira / ACS

31/07/2023
    Compartilhe:

 

Uma iniciativa da Associação Conexão Social (ACS), no município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, vai oferecer qualificação profissional para 150 adolescentes estudantes de escolas públicas. A ACS realizou nesta segunda (31), primeira aula do Projeto Passaporte Digital, cujo objetivo é oferecer letramento digital para jovens que vivem em comunidades carentes. 

O evento lotou a quadra do Colégio João Vieira para receber os novos alunos que terão a oportunidade de se profissionalizarem e explorar temas como ferramentas digitais, desenvolvimento de aplicativos, prevenção de ciberbullying, entre outros. O curso terá duração de 18 meses. “Mais de 50% dos participantes são meninas que estão cada vez mais interessadas por tecnologia. Já começamos nosso curso com essa quebra de paradigmas. Os que esses jovens vão aprender ao longo do curso poderá ser utilizado durante toda vida profissional”, ressaltou o coordenador do Projeto, Paulo Santana.

O Projeto Passaporte Digital - Formação, Tecnologia e Inovação consiste na formação profissional de adolescentes e jovens nos meios digitais. Realizado pela ACS, a iniciativa possui o financiamento da Prefeitura de Lagoa de Itaenga, por meio do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), da Cantu Pneus, da Elecnor do Brasil, Copa Energia e do Nubank. “Não podemos ficar para trás. Fazer parte das aulas vai nos ensinar a lidar com a tecnologia. Hoje em dia, até a agricultura familiar tem o apoio dos avanços tecnológicos. Aprender sobre o mundo digital vai abrir muitas portas”, destacou o aluno Antônio Denis. “Estamos com a expectativa de aprender muito e levar essa experiência adiante para nossa vida”, complementou a estudante Yasmim Maria. 

*A ACS* - A organização possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Associação atende em seus projetos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

Também estiveram presentes os diretores das Escolas Municipais João Vieira e Joaquim Bezerra, Durval Ferreira e Marli Santana, o secretário de Governo de Lagoa de Itaenga, Deyvid Andrade, a Secretária de Educação de Lagoa de Itaenga, Helenilda Almeida, o CEO da Zoom Social, Gilmar Dias, os representantes do CESAR School, Nicollas Freitas e Rodrigo Cursino, a presidente do COMDICA, Edna Oliveira, entre outros.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook