Edinho Silva assume presidência nacional do PT e fala em preparar partido para era pós-Lula

Foto: Roberto Stuckert
O Partido dos Trabalhadores (PT) tem novo comando. Em cerimônia realizada neste domingo (3), o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, assumiu oficialmente a presidência nacional da sigla. Em seu discurso de posse, Edinho defendeu a necessidade de o partido se preparar para o cenário político após a saída de Lula das disputas eleitorais.
“Temos uma tarefa fundamental: fortalecer o PT para quando Lula não estiver mais nas urnas. Ele deixa um legado eterno, mas, por direito ao descanso e à vida pessoal, não estará mais disputando eleições após 2026”, afirmou. “Quero reafirmar: o substituto de Lula não será um nome, será o Partido dos Trabalhadores. Se o PT estiver forte, o nome nós vamos construir. Até porque não nascerá outro Lula”, completou.
A solenidade também contou com a presença do senador Humberto Costa (PT-PE), que ocupava interinamente a presidência nacional da legenda. Em discurso emocionado, o parlamentar destacou a tradição democrática do partido, que, segundo ele, é a única sigla brasileira a eleger suas direções em todos os níveis — municipal, estadual e nacional.