Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT

Foto: Fundação FHC
O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi eleito novo presidente nacional do PT nesta segunda-feira (7). No último domingo (6), os membros da sigla haviam votado na eleição interna da sigla para os cargos nacional, estaduais e municipais.
O resultado foi oficializado mesmo após indefinição sobre o pleito no diretório de Minas Gerais, que havia sido judicializado. A segunda instância do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) derrubou uma liminar nesta segunda e permitiu que a eleição no estado seja feita. Os resultados definitivos serão divulgados nos próximos dias.
Edinho recebeu o apoio velado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha interna. Ele venceu o deputado federal Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT.
O ex-prefeito substituirá o senador Humberto Costa, que presidia interinamente o PT após a ida de Gleisi Hoffmann para a Esplanada dos Ministérios.
Edinho Silva foi presidente do PT entre os anos de 2009 e 2013, deputado estadual em São Paulo entre 2011 e 2015 e chefe da Secretaria de Comunicação do governo Dilma. Em 2022, foi coordenador da campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos, entre 2001 e 2008 e de 2017 a 2024.