Em encontro com Narendra Modi, Lula pede vagas para Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU

Foto: Ricardo Stuckert
Em encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na última terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que Brasil e Índia tenham vagas no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O encontro com o líder do país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, ocorreu no Palácio da Alvorada, após a cúpula dos Brics, realizada no Rio de Janeiro.
"O que é mais importante é que Brasil e Índia têm um potencial extraordinário e, por isso, reivindicamos o direito de participar no Conselho de Segurança da ONU. Não é mais possível a gente ver a ONU enfraquecida, não sendo levada em consideração. E os membros fixos [permanentes] do Conselho, que deveriam primar pela paz, são os que mais estimulam a guerra", defendeu o presidente.
O primeiro-ministro Modi foi na mesma linha e afirmou que a parceria entre o Brasil e a Índia é baseada no equilíbrio e estabilidade.
"Essa parceria entre Índia e Brasil é um pilar importante de estabilidade e equilíbrio. Nós acreditamos que todas essas disputas devem ser resolvidas por meio do diálogo e da democracia. Nossas visões nessa luta com o terrorismo estão aliadas, tolerância zero", afirmou o premiê.
Lula também afirmou que "dois países superlativos como a Índia e o Brasil não podem permanecer distantes. A solidez das nossas democracias, a diversidade das nossas culturas e a pujança das nossas economias nos atraem".
O presidente defendeu a ampliação do comércio entre o Mercosul e a Índia. "Hoje, apenas 14% das exportações brasileiras para a Índia estão cobertas pelo acordo. Temos muito a avançar", disse Lula, que citou a necessidade de aprofundar contatos entre as duas nações nos setores de turismo, negócios e o intercâmbio cultural.
O premiê indiano, por sua vez, disse que é possível ampliar para um patamar superior o comércio. "Estabelecemos a meta de utilizar vários milhões de dólares nos próximos cinco anos. E estimamos chegar a US$ 20 bilhões de dólares na nossa cooperação comercial. Juntos, vamos trabalhar na expansão do acordo comercial de referência da Índia e do Mercosul", disse Modi.
Entre os atos firmados pelos dois líderes, estão um acordo de cooperação no combate ao terrorismo e ao crime organizado transnacional; um memorando de entendimento na área de energia renovável, com foco em transmissão de energia; e o memorando para compartilhamento de soluções digitais em larga escala, voltadas à transformação digital.
Com informações da Agência Brasil.