Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Em entrevista ao Jornal Nacional, Lula chama ameaças de Trump de 'desaforo'


Por: REDAÇÃO Portal

10/07/2025
    Compartilhe:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta quinta-feira (10) uma entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Durante a entrevista, Lula rebateu os ataques e ameaças promovidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. 

Trump havia anunciado a aplicação de 50% de tarifas aos produtos brasileiros afirmando que a relação comercial entre os dois países era "injusta". Além disso, o americano relacionou a medida com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentar dar um golpe de Estado e se perpetuar no poder. 

"É inaceitável que o presidente Trump manda uma carta pelo site dele e começa dizendo que é preciso acabar com a caça as bruxas. Isso é inadmissível. Primeiro, porque isso aqui tem Justiça e a gente está fazendo um processo com direito a presunção de inocência de quem é vítima. Se quem é vítima e cometeu um erro vai ser punido. Aqui no Brasil é punido", disse o presidente.

O presidente também informou que o Brasil reagirá com a Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril deste ano. 

"O Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade quando necessário e o Brasil vai tentar junto com a OMC, com outros países, tentar fazer com que a OMC tome uma posição para saber quem é que está certo ou que está errado. A partir daí, se não houver solução, nós vamos entrar com a reciprocidade já a partir de primeiro de agosto quando ele começa a taxar o Brasil", disse.

Lula também anunciou que vai procurar novos mercados para os produtos brasileiros e que irá se reunir com empresários.

"Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo,que o Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo e que, portanto, a gente não aceita desaforamento contra o Brasil", afirmou.

 

Com informações do G1.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook