Governadora Raquel Lyra anuncia novo voo direto para Buenos Aires com a LATAM

Empetur comemora ampliação da malha aérea internacional com nova conexão entre Recife e capital argentina
O Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, anuncia mais um importante avanço na conectividade aérea internacional do estado: a nova rota direta entre Recife e Buenos Aires, operada pela LATAM. As vendas para o novo voo começam neste domingo (27), com início da operação previsto para o dia 20 de dezembro de 2025.
Com uma frequência semanal, a nova rota será operada com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Os voos partirão do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes–Gilberto Freyre todos os sábados, às 19h40, com chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, às 01h do domingo. No sentido inverso, as decolagens acontecem aos domingos, às 02h, com chegada prevista ao Recife às 07h10.
“Estamos trabalhando para fazer Pernambuco voar mais alto, com mais rotas, mais turistas e mais desenvolvimento para a nossa gente. Essa nova conquista junto à LATAM reforça o nosso compromisso de abrir o estado para o mundo, criando oportunidades, fortalecendo a economia e impulsionando o turismo como vetor de geração de emprego e renda. Ampliar a malha aérea é também democratizar o acesso ao nosso estado, valorizando nossa cultura, nossa diversidade e aproximando Pernambuco de novos mercados e experiências,” afirma a governadora Raquel Lyra.
A ampliação da conectividade internacional tem sido uma das prioridades do Governo de Pernambuco, fortalecendo o estado como hub do Nordeste e porta de entrada do Brasil para viajantes da América do Sul.
“O governo Raquel Lyra trabalha para consolidar Pernambuco como hub internacional do Nordeste e, essa nova conexão, é mais um importante passo nessa direção. Buenos Aires é um mercado estratégico, e essa nova frequência com a LATAM representa mais oportunidades para o turismo e para os negócios”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A Argentina é o principal país emissor de turistas internacionais para Pernambuco, respondendo historicamente por grande parte do fluxo estrangeiro que desembarca no estado. A conectividade com Buenos Aires é estratégica para manter esse movimento em crescimento e fortalecer ainda mais a presença dos turistas argentinos, que valorizam as praias, a cultura, a gastronomia e o acolhimento do povo pernambucano. Essa nova rota reforça esse laço e representa uma resposta direta à forte demanda existente entre os dois destinos.
“A Argentina é o principal emissor de turistas internacionais para Pernambuco, e essa nova rota reforça a grande demanda pelo nosso estado. O lançamento dessa operação pela LATAM é resultado do trabalho de articulação do Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que vem conduzindo com muita competência a ampliação da nossa malha aérea. Desde o início da gestão, o turismo vem avançando de forma consistente, com resultados comprovados por números e pesquisas que apresentamos mensalmente”, declara Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.
A nova rota também representa um passo estratégico para a LATAM na ampliação de sua malha na América do Sul, oferecendo mais opções de destinos e maior capilaridade aos seus clientes.
“Essa nova rota entre Brasil e Argentina permite que mais turistas argentinos explorem as belezas do nosso Nordeste, além de representar mais uma opção de viagem para um destino tradicionalmente procurado pelos brasileiros. Nosso objetivo é facilitar o acesso e oferecer mais opções de viagem, aumentando a conectividade na América do Sul de forma sustentável”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Conectividade Internacional
Entre janeiro e abril deste ano, Pernambuco recebeu 27.670 visitantes estrangeiros por meio de voos internacionais diretos, totalizando 97.129 movimentações internacionais (entradas e saídas). Atualmente, o estado conta com voos regulares para os seguintes destinos internacionais: Buenos Aires (GOL e JetSMART), Córdoba (GOL), Assunção (AZUL), Lisboa (TAP), Porto (AZUL), Madri (AZUL), Santiago (LATAM), Montevidéu (AZUL) e Orlando (AZUL). Além disso, novas conexões já estão confirmadas, como Madri, pela Iberia, com início das operações no dia 1º de dezembro de 2025.
Com a nova rota da LATAM, Pernambuco se fortalece ainda mais como destino turístico e de negócios, promovendo o turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e valorização da diversidade cultural do estado.