Venezuela decide tarifar produtos brasileiros

Foto: Carlos Becerra
A Venezuela decidiu aplicar tarifas que variam de 15% a 77% contra produtos provenientes do Brasil. A informação foi confirmada pela Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria do Estado de Roraima ao portal Poder360 e pelo jornal Folha de Boa Vista.
A entidade explicou que havia uma isenção às tarifas, semelhantes ao Imposto de Importação Brasileiro. A isenção foi agora reduzida e as empresas que vendem para a Venezuela pagarão mais caro.
O governo de Roraima, estado vizinho da Venezuela, afirmou nesta sexta-feira (25) que acionou o governo federal e o Ministério das Relações Exteriores. O governador de Roraima, Antônio Denarium, afirmou em nota que as taxas atingem duramente as exportações do estado.
"A Venezuela é atualmente o principal parceiro comercial de exportações do nosso Estado, sendo responsável por mais de 70% da movimentação externa registrada nos últimos anos”, explica.
"Qualquer medida que encareça os produtos brasileiros no mercado venezuelano afeta significativamente a competitividade das nossas mercadorias, com impacto direto sobre os empresários locais”, completa a nota.
Com informações do Poder360.