Humberto afirma que PT ainda não definiu apoio nas eleições estaduais de 2026

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (31) à Rádio Folha, o senador Humberto Costa afirmou que o PT ainda não definiu quem apoiará nas eleições estaduais de 2026. O senador destacou que a prioridade da legenda é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que as alianças nos estados serão discutidas a partir disso.
“A nossa prioridade central é a reeleição do presidente Lula. E todas as outras disputas que vamos fazer estão subordinadas a esse objetivo”, declarou.
Humberto também afirmou que a sigla já montou grupos de trabalho para analisar os cenários estaduais e que, após esse processo, o partido começará as articulações com os partidos a fim de apoiar Lula.
O senador destacou ainda que, em Pernambuco, o PT possui correntes importantes que apoiam a pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos, e a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra ao governo do estado.
“O PT de Pernambuco tem setores importantes que defendem a candidatura de João Campos, e tem setores importantes que têm relação com o governo de Raquel. Vamos abrir essa discussão. Mas no momento que o partido tomar essa decisão, seja por consenso ou com a direção nacional, o PT vai marchar unido com quem for o candidato", disse.
Humberto também comentou o adiantamento das discussões sobre a disputa estadual. "O processo eleitoral aqui está muito antecipado. Eu andei pelo Brasil inteiro e não vi nenhum lugar que já tem candidato a governador ou ao Senado definidos como aqui”, afirmou.
Ele também comentou que ainda não conversou com João Campos sobre a candidatura ao Senado. “Essas conversas e especulações agora vão perder um pouco o sentido mais para frente. Ainda falta um ano e tanto para a eleição”, explicou.
Com informações do Blog da Folha PE.