Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Itamaraty envia carta ao governo dos Estados Unidos repudiando imposição de tarifas


Por: REDAÇÃO Portal

16/07/2025
    Compartilhe:

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços enviaram nesta quarta-feira (16) uma carta ao governo dos Estados Unidos manifestando "indignação" com as tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump, ao país. 

A carta é assinada pelo ministro da Indústria e Comércio e vice-presidente, Geraldo Alckmin, e pelo chanceler Mauro Vieira. A carta teve como destinatários o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, Jamieson Greer.

“O governo brasileiro manifesta sua indignação com o anúncio, feito em 9 de julho, da imposição de tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto”, diz um trecho da carta.

O documento afirma também que as tarifas colocam em risco setores de ambas as economias. 

"Nos dois séculos de relacionamento bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, o comércio provou ser um dos alicerces mais importantes da cooperação e da prosperidade entre as duas maiores economias das Américas”, afirma outro trecho.

A carta reitera a boa fé do Brasil nos diálogos com as autoridades norte-americanas, na busca pelo aprimoramento do comércio bilateral, “apesar de o Brasil acumular com os Estados Unidos grandes déficits comerciais tanto em bens quanto em serviços”. 

Nos últimos 15 anos, esse déficit é de aproximadamente US$ 410 bilhões, segundo dados do próprio governo norte-americano.

“Para fazer avançar essas negociações, o Brasil solicitou, em diversas ocasiões, que os EUA identificassem áreas específicas de preocupação para o governo norte-americano”, lembra as autoridades brasileiras na carta.

A carta cita ainda uma minuta confidencial de proposta enviada pelo governo brasileiro no dia 16 de maio de 2025, na qual são apresentadas áreas de negociação que poderiam ajudar na busca por uma solução que agrade os dois países.

“O governo brasileiro ainda aguarda a resposta dos EUA à sua proposta”, ressalta o documento.

“Com base nessas considerações e à luz da urgência do tema, o governo do Brasil reitera seu interesse em receber comentários do governo dos EUA sobre a proposta brasileira. O Brasil permanece pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral”, afirma a carta.

 

Informações da Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook