Jaboatão realiza 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Foto: Chico Bezerra
O município do Jaboatão dos Guararapes sediará, no próximo dia 31 de julho, a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR/JG), com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A conferência ocorrerá na UNIFG – Piedade (Sala 115, 1º andar), das 8h às 17h30, reunindo cerca de 100 participantes, entre delegados(as), convidados(as) e observadores(as).
Promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR/JG), com o apoio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas (SEDHPD/SASC), o evento tem como objetivo avaliar políticas públicas, propor diretrizes para o enfrentamento das desigualdades raciais e eleger os(as) 13 delegados(as) que representarão o município na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A programação está estruturada em três eixos temáticos — Democracia, Justiça Racial e Reparação — com foco na construção de propostas concretas para políticas públicas voltadas à população negra, comunidades quilombolas, povos indígenas, povos de terreiro, ciganos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Entre os temas em debate, estão:
- Fortalecimento da participação negra nos espaços de poder;
- Saúde, educação e cultura para a população negra;
- Enfrentamento ao racismo religioso e às violências estruturais;
- Políticas de trabalho, renda e assistência social para povos tradicionais;
- Justiça climática e combate ao racismo ambiental.
A mesa de abertura será composta por autoridades como Andrea Medeiros, primeira-dama do município; Mila Aguiar, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania; Oberes José da Silva, presidente do CMPIR/JG; além de representantes do Conselho Estadual e da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
O evento conta com parceria da UNIFG – Piedade, que cedeu o espaço, e da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, responsável pelo apoio logístico na alimentação. A conferência é aberta à participação de representantes governamentais, lideranças sociais e membros das comunidades-alvo. O evento reafirma o compromisso do município de Jaboatão com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial como diretriz de Estado.