Lula fará pronunciamento em rede nacional para rebater ameaças de Trump

Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para rebater as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu aplicar uma taxa de 50% nos produtos provenientes do Brasil.
A data do pronunciamento está sendo decidida, podendo ocorrer nesta quinta-feira (10) ou na sexta-feira (11). O chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Sidônio Palmeira, está fechando os últimos detalhes do pronunciamento.
Lula deverá defender no discurso a soberania brasileira e a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra as medidas anunciadas pelos Estados Unidos.
Trump havia anunciado na quarta (9), por meio de uma rede social, que aplicaria a partir de 1° de agosto uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Segundo o americano, a relação comercial entre os dois países era "injusta". Lula rebateu a declaração afirmando que há 15 anos a balança comercial é favorável aos Estados Unidos, segundo dados do próprio governo americano.
Trump também justificou as medidas para tentar livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro do julgamento por tentar subverter o resultado das eleições de 2022, nas quais saiu derrotado. O presidente Lula respondeu afirmando que as instituições brasileiras são independentes e que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém".
Com informações da CNN Brasil.