Lula reafirma soberania do Brasil sobre minerais críticos

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta segunda-feira (28), a soberania do Brasil sobre os minerais críticos do país. Lula também defendeu que as riquezas minerais devem ser usufruídas pela população brasileira e criticou a especulação dos Estados Unidos sobre os minerais.
“Eu fiquei sabendo que os Estados Unidos vão ajudar a Ucrânia [na guerra contra a Rússia], mas estão querendo ter privilégio nos minerais críticos da Ucrânia. Esses dias eu li que os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos do Brasil. Ora, se eu nem conheço esse minério, e ele já é crítico, eu vou pegar ele para mim. Por que que eu vou deixar para outro pegar?”, questionou.
Minerais críticos ou minerais de terras raras são aqueles cuja disponibilidade atual é limitada, e a exploração é considerada necessária para assegurar a transição energética, já que são essenciais para a fabricação de peças e equipamentos associados à ideia de energia verde.
O presidente anunciou que o governo criaria uma comissão para estudar por completo quais as riquezas ainda disponíveis em solo brasileiro. Lula também afirmou que as empresas responsáveis pelos estudos teriam que prestar contas ao governo.
"Nós temos que dar autorização para a empresa pesquisar sob o nosso controle. A hora que a gente der autorização para uma empresa, e ela achar, ela não pode vender sem conversar com o governo e, muito menos, ela vai poder vender a área que tem o minério, porque aquilo é nosso”, afirmou.
“O povo brasileiro tem que ter direito de usufruir da riqueza que essas coisas podem produzir. É simples assim. A gente não quer nada dos outros, a gente quer apenas garantir que aquilo que é nosso possa gerar riqueza para que este país deixe de ser um país eternamente em via de desenvolvimento e seja um país altamente desenvolvido”, completou o presidente.
Com informações da Agência Brasil.