Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Machados dá início às comemorações dos 60 anos de emancipação política da cidade


Por: REDAÇÃO Portal

29/05/2023
    Compartilhe:

A temática será vivenciada nas escolas municipais e nas apresentações culturais através do ritmo junino durante todo o período de festa

 

Com a proximidade dos festejos juninos, a prefeitura municipal de Machados, Agreste de Pernambuco, preparou uma programação especial para comemorar esta data tão aguardada por todos os machadenses. A cidade comemora em dezembro de 2023, 60 anos de emancipação política, e dando o pontapé inicial das comemorações, a gestão através da Secretaria de Educação traz como temática da festa junina deste ano, as histórias e tradições de Machados.

 

Durante todo o período junino, os munícipes poderão reviver toda história de Machados através dos aspectos culturais e religiosos, os fatos históricos, e personagens importantes que contribuíram para o desenvolvimento da localidade. Toda essa vivência será feita nas escolas municipais, nas apresentações culturais através do ritmo junino.

 

Rica nos quatros cantos da cidade, Machados tem como marco, a luta dos desbravadores que lutaram pela emancipação da localidade, os bacamarteiros, a associação dos amigos, a pedra fundamental, a primeira casa e igreja, entre outros pontos que a retratam na sua essência.

 

“Todo ano escolhemos uma temática para os nossos festejos juninos. Em 2023, nossa cidade comemora 60 anos de emancipação política, e nada mais justo já iniciarmos essa comemoração numa data tão aguardada por todos. Machados é rica em todos os aspectos que revelam experiências e lembranças de pessoas que marcaram gerações. Os arraiás machadenses escrevem diferentes histórias que marcam o reconhecimento e a valorização de uma expressão cultural viva e festiva nos quatro cantos da nossa cidade”, ressaltou Maria Rodrigues, secretária de Educação de Machados.

 

Cultura e Economia

 

Ao explorarmos Machados vamos ser levados a cada detalhe da sua história, conhecida como a “terra dá banana" a cidade hoje após quatro décadas é reconhecida também como produtor de açaí da região, e vem a cada dia crescendo nas plantações de pitaya. Podemos também lembrar que Machados décadas passadas já foi considerada a terra do café e da cana-de-açúcar.

 

O empreendedorismo prevalece na localidade, principalmente do público feminino, ao confeccionar produtos derivados dessas frutas, como a cultura da fibra da bananeira, através de peças artesanais, e uma co-indústria de costura, com mulheres que trabalham na produção de panos, essas iniciativas tem sido a renda de muitas famílias machadenses, e um dos principais pilares da economia local. Que vem sendo incentivada pela gestão municipal através de cursos de capacitação para os munícipes, como por exemplo, a produção de coxinhas e etc.

 

Nas festas juninas do município encontramos a maior “Girândola Rasteira” (traço de pólvora no chão, aproximadamente 2 km percurso, intercalado com bombas e surpresas, estourando e fazendo aquela festa) do mundo, a grande fogueira da Família Saul, e também chama a atenção os munícipes que se empenham nas confecções de fogos e balões para colorir os céus nas noites marianas e nas festas juninas e na produção de alimentos da época e sua comercialização nas feiras livres de Machados.

 

Mantendo a tradição religiosa, temos a festa de São João Batista na Igreja da Cohab, com suas homenagens e comemorações durante o período, atraindo turistas para a região. Na parte cultural a cidade é repleta de sanfoneiros, artistas forrozeiros e poetas repentistas que através das suas obras levam a cultura da região.

 

“Ao som das sanfonas afinadas, os nossos artistas locais animam e ainda animam os arrasta-pés das comunidades. O som que ecoava e permanece ainda forte hoje em dia, sinaliza que a maior girândola rasteira vai começar e finalizar com os pipocos dos tradicionais bacamarteiros, festejando o Dia de São Pedro e animando o arraiá na avenida da nossa cidade; no clarão de uma alta fogueira para São João, era possíveis famílias se reunirem, até os dias atuais, para festejar na Praça dos Correios. Venha participar conosco”, conclui Maria Rodrigues.

 

Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Machados também estará presente durante todos os festejos juninos com ambulâncias nas apresentações culturais oferecendo os seguintes serviços: aferição de pressão, glicose, testes rápidos de sífilis, HIV entre outros. E também estará abordando os temas nas UBS´s, como Célio Guerra, Cohab, Santa Terezinha entre outras durante todo o mês de junho. A programação tem início em primeiro de junho, logo cedo, pela manhã com a abertura do calendário junino com todas as secretarias municipais.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook