Maria Arraes critica relação entre Governo e Congresso

Foto: Divulgação
Em entrevista concedida nesta sexta-feira (4) à Rádio Folha, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) criticou a relação entre o governo Lula e o Congresso Nacional. Segundo a deputada, os parlamentares têm feito chantagem com o governo.
“Por mais que a gente tenha a independência dos poderes, o poder executivo, que é o presidente Lula, depende muito do poder legislativo, que somos nós, deputados e senadores. O que tem acontecido é que o Congresso tem barrado todos os projetos importantes do presidente Lula. Então ele não consegue governar", disse a deputada.
Maria também comentou a recente disputa entre o governo e os parlamentares na questão do Imposto sobre Operações Financeiras.
“A gente precisava desse dinheiro no caixa do Brasil para poder pagar o SUS, as universidades, as obras, os parques, o programa de aceleramento. Isso inclusive foi uma medida que o presidente Bolsonaro fez durante o seu governo e a gente viu o congresso completamente esquizofrênico. Colocaram essa pauta [do IOF] de supetão sem informar nem aos líderes partidários que iria ser pautado e a gente perde com 96 votos. Então, mostra que é uma realidade do congresso completamente difícil de dialogar", observou.
A parlamentar também criticou a postura dos colegas que, segundo ela, aprovam medidas na contramão da população.
"Se qualquer outro ali teve o voto e a confiança dos eleitores do seu estado, eles precisam honrar isso e não é isso que a gente está vendo. A gente está vendo, na verdade, uma grande chantagem com o governo federal", disse.
Com informações do Blog da Folha PE.