Ministra Gleisi Hoffmann afirma que fim da escala 6x1 é prioridade do governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT), afirmou nas redes sociais que o fim da escala 6x1 é prioridade da agenda econômica do governo Lula em 2025. A proposta voltou a ganhar destaque após o pronunciamento em cadeia nacional do presidente Lula no 1º de maio, Dia do Trabalhador.
“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1.Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse Lula no pronunciamento ao defender a proposta.
As PECs (Propostas de Emenda à Constituição) da deputada Erika Hilton (PSOL–SP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT–MG), que buscam reduzir a jornada de trabalho, estão paradas no Congresso Nacional e enfrentam resistência na casa.
Segundo Gleisi Hoffmann, o governo agora está empenhado em dialogar com os parlamentares nos próximos meses para negociar e aprovar o texto.
“O debate sobre o fim da escala 6×1, que limita a vida além do trabalho, será encaminhado junto às comissões pertinentes, para envolvermos a sociedade e todos os setores abrangidos pelo tema. Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou a ministra na rede social X.