Papa explica por que escolheu o nome Leão XIV

O papa Leão XIV explicou, neste sábado (10), que escolheu o nome papal pelo compromisso com as questões sociais diante dos desafios da nova revolução industrial e da inteligência artificial, durante um encontro com cardeais.
Em um discurso aos membros do Colégio Cardinalício, o primeiro papa nascido nos Estados Unidos explicou que a escolha de seu nome papal reflete o comprometimento com as causas sociais defendidas por Leão XIII, que durante o século XIX foi um fervoroso defensor dos direitos dos trabalhadores.
Considerei adotar o nome de Leão XIV. Há várias razões, mas a principal é que o papa Leão XIII, com a histórica encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial — declarou o pontífice de 69 anos.
Esta encíclica de 1891, um tipo de texto no qual os papas abordam questões importantes, pode ser traduzida como "coisas novas" ou "inovações". Ela é a base da doutrina social da Igreja Católica, que visa promover a dignidade humana, a solidariedade, o bem comum, entre outros valores.
— Hoje, a Igreja oferece a todos seu patrimônio de doutrina social para responder a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que colocam novos desafios na defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho — disse ele.
Na primeira missa de seu pontificado, na sexta-feira (9), este ex-missionário, nascido em Chicago e que serviu como bispo no Peru, denunciou o declínio da fé em favor do "dinheiro", do "poder" e do "prazer".
Desde a eleição como líder espiritual de 1,4 bilhãode católicos do mundo, Robert Francis Prevost gradualmente vem moldando seu estilo.
Já na noite de quinta-feira, em sua primeira aparição pública imediatamente após a eleição, ele discursou para a multidão em italiano e espanhol da sacada da Basílica de São Pedro.
Com informações de: Zero Hora