Pernambuco conquista 2º lugar no Prêmio Gov.Digital 2025 com o Programa Mães de Pernambuco

Foto: Vinicius Lins /SAS
Iniciativa que utiliza dados para levar dignidade às 100 mil mães mais vulneráveis do estado é reconhecida como uma das melhores soluções digitais inclusivas do país
O Governo de Pernambuco foi destaque nacional com o segundo lugar no Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital 2025, na categoria Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo com o Programa Mães de Pernambuco. A premiação foi anunciada durante a SECOP 2025, realizada na noite desta quinta-feira (07), em Brasília — o maior evento brasileiro dedicado à inovação pública e transformação digital.
Coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), a iniciativa beneficia as 100 mil mulheres em maior situação de vulnerabilidade no estado, com repasse direto de renda a gestantes, mães e responsáveis por crianças de até seis anos, sem vínculo formal de trabalho. A seleção das beneficiárias é feita com base no uso estratégico de dados, o que garante precisão na identificação de quem mais precisa e amplia o alcance das políticas públicas.
O secretário Carlos Braga celebrou o reconhecimento como reflexo de uma gestão sensível e conectada: “O Mães de Pernambuco representa aquilo em que acreditamos: tecnologia a serviço do cuidado e da justiça social. Estar entre os melhores do país nesse prêmio é a confirmação de que estamos promovendo uma gestão baseada na escuta, na eficiência e nas reais necessidades da população”.
Já a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, destacou o poder transformador da escuta qualificada e do uso inteligente dos dados: “Essa conquista simboliza o compromisso de Pernambuco com as mulheres, com a infância e com a construção de um futuro mais justo. A inclusão digital, neste caso, tem rosto, tem nome e tem urgência”.
“Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. A ATI contribuiu no sucesso, promovendo a infraestrutura necessária, disponibilização de soluções corporativas de dados, ou seja, a ATI fornece todo o arcabouço tecnológico e seguro, enquanto que a Secretaria de Assistência Social viabiliza o programa, isso é excelente para o Estado de Pernambuco”, pontuou Flávia Danzi, diretora de Tecnologia para Informações Corporativas da ATI.
Lançado em março de 2024 pela governadora Raquel Lyra, o Mães de Pernambuco é considerado o maior programa de transferência de renda do Norte e Nordeste. O Governo do Estado já investiu cerca de R$ 446,9 milhões na iniciativa, que já beneficiou mais de 129 mil mulheres desde o seu início.
Com o reconhecimento no Prêmio Gov.Digital 2025, Pernambuco reafirma seu protagonismo no uso da tecnologia com impacto social, demonstrando que inovação e sensibilidade podem — e devem — caminhar juntas na construção de políticas públicas mais humanas e eficazes.