Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Políticos e partidos se posicionam em solidariedade à governadora Raquel Lyra


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Foto: Reprodução

01/02/2024
    Compartilhe:

O retorno das atividades na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ficou marcado pelo vazamento da fala do presidente da casa, Álvaro Porto (PSDB) criticando o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O linguajar ofensivo do parlamentar foi divergiu do pronunciamento que o mesmo fez na tribuna na manhã de ontem, prezando pela união e respeito entre os poderes. Por serem do mesmo partido, a executiva nacional, o diretório estadual e os diretórios municipais emitiram notas reputiando o ocorrido e prestando solidariedade à governadora. 

Diversos parlamentares, partidos e figuras da política pernambucana também se pronunciaram sobre o assunto, confira: 

Deputados estaduais Isaías Régis e Joãozinho Tenório

Nós, enquanto deputados líder e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Izaías Régis e Joãozinho Tenório, manifestamos aqui a nossa solidariedade com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. 

Acreditamos que o presidente Álvaro Porto não foi feliz ao tecer comentários negativos à fala da governadora, que se dispôs ir à Alepe com todo seu secretariado, mostrando que quer trabalhar dialogando com o legislativo. 

Em seu discurso, Raquel frisou seu foco no comprometimento com o Estado e que assim possamos seguir, trabalhando pelo melhor para todos os pernambucanos e pernambucanas. 

Deputada estadual Socorro Pimentel

Nesta quinta (1º), a Assembleia Legislativa de Pernambuco retomou as atividades, após recesso parlamentar, para mais um ano de trabalho. É com grande entusiasmo e vontade de fazer mais pela população que encaro esse reinício. 

Embora não estivesse presente, pois sigo cumprindo intensa agenda no Sertão, celebro o importante gesto da governadora Raquel Lyra, que, junto à vice-governadora Priscila Krause e todo o secretariado, esteve na Casa Joaquim Nabuco para prestigiar o reinício dos trabalhos. 

Trata-se de um gesto que há muito não se via. Com sua presença e um discurso marcado pela disposição ao diálogo, a governadora reiterou seu compromisso com a mudança e com o povo de Pernambuco, sempre com base na harmonia entre os Poderes.

Como mulher que atua na política, representante da bancada feminina da Casa, registro minha solidariedade à governadora Raquel Lyra, que no comando do Executivo estadual representa milhões de pernambucanas. Os ataques dirigidos à sua fala são  provenientes de um machismo estrutural que nos desafia diariamente e que precisa ser repudiado com firmeza, sempre. 

Nesse sentido, reforço a minha disposição de caminharmos juntas por um Pernambuco mais justo para todos, onde as mulheres sejam respeitadas e tenham seus direitos assegurados. 

Tenho a convicção de que, com as mudanças implementadas em 2023, Pernambuco terá um ano de grandes e transformadoras conquistas.

Professor Edmo, vice-prefeito de Vitória

O diretório municipal do PSDB de Vitória de Santo Antão,
presidido pelo Professor Edmo Neves, se une a executiva nacional e estadual do partido para se solidarizar com a governadora Raquel Lyra que sofreu violência política hoje no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, a casa de todos os pernambucanos. Uma atitude com palavras que deveriam ser impronunciáveis na cadeira de um chefe de poder estadual, muito menos quando se trata de um companheiro do mesmo partido.

Além da palavra de baixo calão, que preferimos não repetir, o que aconteceu hoje na sede do poder legislativo estadual precisa ser visto pela sociedade como um ato de misógina e machismo.  Além de precisar lutar todos os dias contra os leões que atrapalham o desenvolvimento de Pernambuco, em pelo século XXI, a governadora ainda precisa lidar todos os dias com ações como essas que só querem a diminuir por ser uma mulher forte em um cargo de liderança. 

O diretório de Vitória reafirma o compromisso de unir forças ao lado da Governadora na construção de uma sociedade totalmente isenta de qualquer forma de discriminação ou preconceito contra as mulheres. Repudiamos os comentários proferidos e reiterando a postura do PSDB de ser firme contra qualquer atitude que desrespeite os princípios republicanos e os valores de igualdade.

Alcides Cardoso (PSDB), vereador do Recife e líder da oposição 

Expresso a minha solidariedade à governadora Raquel Lyra e o meu total repúdio no ato de violência política cometido contra ela pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto. Infelizmente, esse é apenas um exemplo de uma série de ataques que a primeira governadora do nosso estado sofre. 

Gustavo Gouveia, deputado estadual e primeiro secretário da Alepe

Antes de mais nada lamento o fato ocorrido hoje na abertura no ano legislativo, pois não promove o diálogo e apesar de ser uma opinião privada, vazada em áudio, não representa um sentimento institucional. 

A disseminação deste incidente só desagrega. Pernambuco precisa avançar e os poderes precisam trabalhar e dialogar. 

Tenho certeza da Grandeza da Governadora, primeira mulher a ocupar este cargo no estado, e que tem firme propósito de olhar para frente na tarefa de soerguer Pernambuco, e a convicção que o meu amigo e Presidente da ALEPE nutre o mais profundo respeito pela Governadora e pelos poderes constituídos. 

Acredito que ambos tratarão deste infortúnio com a dimensão correta que se dá a intriga, ou seja: olhar adiante e seguir trabalhando por nosso Estado.

Partido Progressista (PP) 

O Partido Progressista em Pernambuco vem a público manifestar apoio à governadora Raquel Lyra, que foi vítima de violência política de gênero na abertura da Assembleia Legislativa este ano. A agressão verbal sofrida pela gestora estadual, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, destoa do ambiente de civilidade defendido pelo PP para o bom andamento da relação entre os poderes Executivo e Legislativo. A governadora Raquel Lyra mostrou seu apreço ao Legislativo pernambucano e à população do Estado ao participar do início dos trabalhos legislativos, fazendo questão de comparecer à Alepe na companhia de todo o seu secretariado. Essa ação, uma notória forma de valorização dos princípios democráticos, não pode ser maculada por ataques que atingem não apenas a pessoa de Raquel Lyra, mas, também o próprio cargo de chefe do Executivo estadual. O PP é e será sempre um defensor do diálogo e das boas práticas no ambiente político de Pernambuco.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook