Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Prefeito de Serrita pode acabar com a Missa do Vaqueiro


Por: REDAÇÃO Portal

15/03/2023
    Compartilhe:

Um caso polêmico vem acontecendo na cidade de Serrita, no Sertão Central. O prefeito Aleudo Benedito (MDB) está sendo acusado de tentar criar um evento na cidade para concorrer com a Missa do Vaqueiro, que é um dos eventos mais tradicionais do interior de Pernambuco. Além da tentativa de criar um novo evento, o prefeito tentou privatizar o espaço do Parque Estadual do Vaqueiro, onde a missa é realizada todos os anos. 

 

Diante da polêmica, a Câmara de Vereadores da cidade rejeitou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei 018/2022 do Poder Executivo que visava instituir a criação da Festa de Jacó, festividade que passaria a ser realizada no período da já tradicional Missa do Vaqueiro, que foi criada em 1970 e vem sendo realizada anualmente pela Fundação Padre João Câncio. 

 

“O prefeito quer se apropriar de um evento que não lhe pertence. Ainda bem que esse projeto não foi aprovado, porque não tem nexo, não faz sentido. Ele tenta criar um novo evento e mudar a missa para Festa de Jacó, então eu achei louvável a posição dos vereadores, porque o prefeito não pode querer deliberar sobre uma coisa que não lhe pertence, porque já existe a Missa do Vaqueiro, que é de autoria de João Câncio, no ano de 1970, e hoje a Fundação Padre João Câncio é a legítima guardiã da Missa do Vaqueiro. O município de Serrita não merece isso, a cultura não merece isso”, relatou ao FalaPE uma fonte ligada à Fundação Padre João Câncio. 

 

Segundo a fundação, o prefeito Aleudo estaria se aproveitando do fato da prefeitura ter a concessão de uso do Parque Estadual do Vaqueiro para tentar se apropriar da festividade e mudar o nome da missa para Festa de Jacó, inclusive privatizando o espaço do evento. No artigo 2º da Lei 018/2022 enviada à Câmara de Vereadores consta que a Festa de Jacó seria realizada pelo município, “sendo facultado ao poder executivo a formalização de convênios e parcerias com entidades e instituições, públicas ou privadas, visando a realização parcial ou total do evento". 

 

Localizado a 30 quilômetros da sede da cidade de Serrita, o Parque Estadual do Vaqueiro pertence à Empetur, mas teve seu uso cedido ao poder municipal em 2021. “O prefeito confunde o comodato de um bem imóvel, que é o Parque do Vaqueiro, com a história da Missa do Vaqueiro, que hoje é patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco. O fato do estado ter cedido o uso do parque ao município não dá ao prefeito o direito dele querer mudar a história da Missa do Vaqueiro, que é a maior identidade cultural de nossa cidade”, concluiu a fonte.

 

A criação de outro evento com data próxima e incentivos da gestão municipal está sendo encarada pela população como uma tentativa de acabar com a tradicional Missa do Vaqueiro.

 

IMPEACHMENT 

 

Além de lidar com a derrota de seu projeto na Câmara de Vereadores, o prefeito Aleudo Benedito corre o risco de ter o mandato cassado na Capital do Vaqueiro. Em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal aprovou um pedido de investigação contra ele por uma obra inacabada deixada pela gestão anterior. Segundo a denúncia, Aleudo não deu continuidade à obra quando assumiu a prefeitura em janeiro de 2021.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook