Prefeitura do Recife investe R$ 12 milhões em obras de infraestrutura no Ibura

A primeira fase das intervenções contempla a construção de uma nova rota de saída do bairro, além de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização de áreas públicas.
A Prefeitura do Recife está executando um amplo pacote de obras de infraestrutura no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 12 milhões, a primeira etapa já está em andamento e contempla a construção de uma nova rota de saída do bairro, além de serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização de áreas públicas. Os recursos são provenientes de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da gestão municipal. Nesta terça-feira (20), o prefeito João Campos vistoriou o andamento dos trabalhos.
“Essa obra é muito importante porque, além de criar um novo acesso, vamos poder fazer a nova Avenida Dom Hélder, que hoje alaga completamente em dias de chuva. Ela vai ser levantada e, embaixo dela, terá um grande reservatório de água. Com isso, além de garantir o ir e vir das pessoas para o Ibura, vamos também melhorar a drenagem da Avenida Recife, porque a água que vai para lá ficará armazenada nesse reservatório da Dom Hélder”, explicou o prefeito.
As obras foram iniciadas em novembro de 2024 e têm prazo estimado de 12 meses para conclusão. A principal intervenção é a criação de um novo corredor viário que vai melhorar a mobilidade da região e facilitar a ligação com o bairro do Ipsep. Atualmente, estão em execução os serviços de drenagem em diversas ruas, com instalação de meio-fio, caixas coletoras, terraplanagem e regularização de calçadas.
A nova rota terá aproximadamente 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife. O trajeto seguirá pelas ruas Professor José Brasileiro, Manaíra e Aderbal de Melo, facilitando o acesso à Avenida Recife na altura do bairro do Ipsep.
“Essa é uma obra fundamental, uma via alternativa à Dom Hélder, que, por sua vez, tem grande importância para quem mora no Ibura. Essa nova rota vai abrir caminhos, gerar fluxos, novos empregos e mais renda para a comunidade. E não é só uma nova via de acesso que está sendo feita. Esta é uma obra pensada para trazer também mais lazer, tranquilidade e bem-estar para quem mora aqui. Aqui tem canal que vai ser desassoreado, drenagem, pavimentação de qualidade, calçadas acessíveis, rebaixamento de meio-fio. E mais: vai ter quadra, parque infantil, espaço de convivência, arborização, paisagismo e muito mais. Essa obra vai trazer mais dignidade à vida de todos os recifenses”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.
O pacote de obras também abrange a pavimentação, drenagem e sinalização viária das ruas Professor José Brasileiro, Manaíra e Canatiba. Um novo sistema de macrodrenagem será implantado, com conformação e desassoreamento de canal existente, para minimizar os alagamentos na região. Os passeios públicos também serão requalificados com rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional, além de rebaixamento de meio-fio.
Além das melhorias viárias, o projeto prevê a urbanização de áreas públicas com implantação de novos espaços de lazer e convivência, como quadra esportiva, parque infantil, campo de futebol requalificado, mesas de jogos, área para piquenique e mobiliário urbano. Todo o entorno receberá arborização e paisagismo. Na Avenida Recife, será criado um canteiro central para viabilizar o cruzamento e a conexão com a Rua Aderbal de Melo e o bairro do Ipsep.
“A comunidade vai realmente acontecer a partir desse marco, dessa nova alternativa de saída do Ibura. Vai ter drenagem, pavimentação, área de lazer dentro da comunidade, que é uma reivindicação muito antiga da gente enquanto morador. Crianças precisam de acesso ao lazer, e a gente vai deixar de andar na lama, o que é muito importante. Um sonho realizado”, disse Márcio Wamberto, morador do Sítio Santa Francisca, no Ibura, sobre a importância do projeto para a região.