Presidente da OAB-PE participa de seminário sobre atuação integrada da advocacia e instituições públicas

Foto: Vivian Ramos/ OAB-PE
O seminário 'Atuação Resolutiva e Integrada da Advocacia e Instituições Públicas', realizado na tarde desta terça-feira (20), contou com a participação da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella.
Promovido pela OAB Cabo de Santo Agostinho, com o apoio da Faculdade de Ciências Humanas (FACHUCA), o evento teve como objetivo, discutir práticas mais eficazes e interdisciplinares no serviço à sociedade.
O seminário, que teve espaço no Centro de Formação Elmo de Freitas, reuniu profissionais do direito, especialistas de diversas áreas e representantes de instituições públicas.
Presente também, na ocasião, o secretário-geral da Seccional, Max Maciel. Durante sua participação, Ingrid reforçou o papel articulador da OAB e destacou a importância do diálogo entre as instituições. “A advocacia tem a responsabilidade de promover pontes entre a sociedade e os poderes públicos. Fortalecer essa atuação integrada, significa oferecer respostas mais rápidas, justas e humanas às demandas sociais. A presença da OAB nesses espaços é um compromisso com a cidadania,” afirmou.
A presidente da OAB Cabo de Santo Agostinho, Tereza Lyra, celebrou a realização do evento e o fortalecimento da advocacia local. “Estamos promovendo um espaço de formação e de escuta qualificada, com foco em soluções e em uma advocacia mais conectada com os desafios da gestão pública e da vida real das pessoas”, disse.
A programação contou com a palestra do diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Carlos Barros, que abordou o tema 'Crimes na Administração Pública', discutindo aspectos jurídicos e preventivos no serviço público. “Conhecer os mecanismos de controle é essencial para uma atuação ética e propositiva junto à administração pública”, pontuou Barros.
Também participaram do seminário, autoridades políticas, do judiciário, professores e mestres das áreas de pedagogia, administração e psicologia, ampliando a abordagem dos debates com contribuições interdisciplinares voltadas à resolução de conflitos e à melhoria da gestão pública.